No próximo dia 5, Montenegro completa 144 anos e, entre as comemorações previstas, está a distribuição de um bolo especial. A proposta da Diretoria de Cultura – que organiza o evento – é que moradores, empresas e entidades representativas da cidade se comprometam a doar um metro de bolo cada. Assim, no dia 5, a cidade terá um bolo coletivo, que será distribuído à comunidade.

Leonardo Appel

Segundo o diretor de Cultura Leonardo Appel, a atividade é inspirada numa ação já feita há alguns anos, em que distribuiu-se um bolo coletivo feito a partir de doações dos montenegrinos. Nessa ocasião, porém, foi solicitado o valor necessário e uma padaria fez a receita.

Esse ano, a ideia foi colocar a mão na massa, literalmente. “Estamos repetindo o que deu tão certo. Mas, nesse ano, convidamos as pessoas a se envolverem. Pensamos que todos têm um familiar ou conhecem alguém que poderia fazer uma parte do bolo. Então o ofício foi encaminhado para escolas, empresas e entidades solicitando um metro de bolo e não um valor”, diz Appel.

Para que a ação se concretize, estão sendo encaminhados ofícios às escolas e empresas, convidando para participarem da ação. Junto há uma sugestão de receita ao bolo. A ordem proposta é uma camada de pão de ló, outra de doce de leite, seguida por outro pão de ló. A complementação é com glacê e a decoração fica a cargo de cada um. Mas essa indicação não é assim tão exata. “Algumas empresas já nos avisaram que farão de outro recheio. E não tem problema. É uma sugestão”, explica Appel. Já o tamanho é mais padronizado. O pedido é para que cada “confeiteiro” entregue um bolo de um metro, com 30 centímetros de largura. “Equivale a duas formas padrão”, simplifica.

Um mês festivo
A ideia de Diretoria de Cultura é que Montenegro tenha atividades que remetam aos 144 anos. A grade com essas atividades deve ser divulgada em breve. No dia 5, às 16h, haverá um ato na Praça Rui Barbosa, cujo final será a distribuição das fatias de bolo.

Deixe seu comentário