O programa é uma opção para jovens desempregados e empresas que buscam estagiários na área do comércio
Conseguir um emprego não é uma tarefa fácil. Porém, há muitas alternativas para quem deseja conquistar uma colocação profissional. Uma delas é o programa Jovem Aprendiz, do Senac Montenegro. Funciona assim: o aspirante a uma vaga deixa o currículo numa empresa de comércio de bens, serviços ou turismo. Ao chamá-lo para o trabalho, o empregador pode encaminhá-lo simultaneamente ao Senac para fazer um curso de qualificação, sem custos para as duas partes.
De acordo com Livia Maria Rosa Nunes, pedagoga do Senac Montenegro, o projeto tem como vantagem a prática na empresa junto com a orientação escolar. “Assim, é possível formar um profissional com uma visão real da rotina profissional. Começamos a testar e percebemos que o aprendizado e o rendimento individual melhoraram muito”, afirma. No curso, são abordadas noções sobre empresas, rotinas, relações e o compromisso da vida profissional para que o jovem compreenda este novo ambiente.
A qualificação é oferecida no Senac Montenegro para jovens de 14 a 24 anos. Os interessados devem encaminhar seus currículos para as empresas desejadas e participar de processos seletivos. Os escolhidos são encaminhados para a escola e terão aulas teóricas, duas vezes por semana, e práticas, nos outros três dias, no próprio ambiente de trabalho. A exceção é o primeiro mês, no qual o aluno permanecerá no Senac todos os dias da semana.
O estudante inicia na turma de aprendizagem em vendas, por um ano e meio e, após este período, a empresa pode optar por continuar com o aprendiz por mais um ano e meio na turma de serviços administrativos. A próxima turma ainda será formada, com cerca de 30 alunos, e as aulas começam em 7 de maio. Empresas interessadas devem direcionar seus candidatos ao Senac até o dia 2 de março. Vale lembrar que o curso é gratuito e por meio turno. O salário dos jovens fica por conta de cada empresa. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3649-3141.
Investindo na formação profissional do futuro funcionário
Contratar alguém que é especializado ou que está se qualificando na área em que atuará é essencial para uma empresa. De acordo com Camila Costa, responsável pelo setor administrativo da Soluções Integradas Verdes Vales de Montenegro, há uma preocupação com a sociedade, quanto às oportunidades oferecidas aos jovens para entrarem no mercado de trabalho. “Procuramos dar a eles a chance de aprenderem, experimentarem e de terem sua carteira assinada pela primeira vez”, afirma.
Baseada na lei 10.097, de 2000, Camila aponta que esse tipo de contratação oferece garantias para ambos os lados: o jovem, além da remuneração que recebe, participa do curso profissionalizante realizado dentro do Senac. O contratante também é beneficiado, já que toda empresa de médio ou grande porte precisa admitir adolescentes e jovens, destinando de 5% a 15% das vagas a esse tipo de contratação.
Na filial de Montenegro atualmente, a Verdes Vales conta com um jovem aprendiz, mas Camila deixa claro que todos podem solicitar uma possível entrada. “Os interessados podem deixar o currículo em nosso site, na opção “Trabalhe Conosco”, ou na própria loja (que fica na Estrada Mauricio Cardoso, 3425 – bairro Rui Barbosa) ou via e-mail ([email protected]). Mas damos preferência para os currículos deixados em nosso site, pois ali fica o nosso banco de dados”, afirma. Para permanecer na vaga, o aluno precisará ser dedicado e disponível para aprender, mostrar força de vontade e interesse pelos planos e negócios da organização, além de cumprir as atividades propostas.
Tamara Santos de Castro Claro, coordenadora de Recursos Humanos (RH) do Hospital Montenegro 100% SUS, afirma que a empresa em que atua investe na formação e no desenvolvimento deste profissional na inserção ao mercado de trabalho, promovendo habilidades e competências para a escolha da carreira profissional. “A aprendizagem voltada ao mercado de trabalho oferece qualificação profissional, construindo o desenvolvimento das questões éticas, cognitivas, sociais e culturais do aprendiz”, comenta.
Atualmente, o Hospital conta com nove menores aprendizes no quadro de colaboradores. Tamara destaca a importância deste e outros serviços de aprendizagem. “A principal diferença é que, para o menor aprendiz, a empresa tem uma responsabilidade de formar este futuro profissional, oferecendo oportunidade e modelos de trabalho, trabalhando o desenvolvimento de seu perfil, possibilitando a oportunidade de crescimento”, explica. Quem se interessar em atuar no Hospital pode enviar seu currículo pelo e-mail [email protected] ou deixar no local, na rua Assis Brasil, 1621, no Centro.