Terceirizados da Saúde enfrentam atrasos salariais

Empresa foi notificada pela Prefeitura, mas ainda não se manifestou

Nove funcionários terceirizados que atuam na Secretaria Municipal de Saúde de Montenegro (SMS) enfrentam dificuldades para receber salário, vales transporte e alimentação. Eles são contratados pela empresa Agil Eireli, de Santa Catarina, e desempenham funções nos setores de recepção, marcação de consultas e agendamento de especialidades.

De acordo com uma funcionária, em dezembro, o salário foi pago com 20 dias de atraso. Casos semelhantes também ocorreram entre julho e outubro do ano passado. Nesta semana, os trabalhadores receberam, via WhatsApp, uma nota da Agil informando que os pagamentos de transferência e benefícios estão suspensos devido à falta de repasses pela Prefeitura de Montenegro.

Por outro lado, a Secretaria Municipal de Saúde afirma que os problemas de pagamento são consequência de irregularidades nas notas fiscais propostas pela Agile. Desde 19 de dezembro de 2024, a Prefeitura solicitou revisões nas documentações, condição essencial para o processamento do pagamento. Em 6 de janeiro, a empresa foi notificada formalmente e recebeu o prazo de cinco dias úteis para realizar os ajustes necessários, prazo este que ainda se encontra em vigor.

Uma das funcionárias terceirizadas, que preferiu não se identificar, desabafa sobre a situação. “A Prefeitura diz que a Agil não manda as notas de pagamento certas e por isso não pode pagar. A Agil diz que não sabe quais deveriam ser as notas certas, pois sempre emitiram as mesmas notas e nunca deu problema. E a gente fica nesse meio, sem pagamento, com contas em atraso. Na terça-feira, a Agil avisou que não podem fazer mais nada.” A reportagem tentou contato com a Agil Eireli por telefone e mensagens enviadas ao número utilizado pela empresa para comunicação com os trabalhadores, mas não obteve retorno.

A situação gera incerteza para os funcionários, que seguem sem previsão para regularização dos pagamentos, enquanto a Prefeitura e a empresa não chegam a um entendimento sobre as pendências nas notas fiscais.

Confira a íntegra da nota

Prezados Colaboradores,
É com grande pesar que comunicamos que, devido ao atraso nos pagamentos por parte do tomador Montenegro dos meses 07, 08, 09 e 10, estamos enfrentando graves dificuldades que nos impedem de cumprir, no momento, com o pagamento dos salários e benefícios.
Essa decisão foi tomada com extremo cuidado e após esgotarmos todas as alternativas possíveis. Estamos trabalhando incansavelmente para resolver essa situação, mantendo negociações contínuas com o tomador e buscando alternativas para normalizar a situação o mais breve possível.
Reconhecemos o impacto significativo que isso tem em cada um de vocês e em suas famílias.
Pedimos a compreensão e o apoio de todos nesse momento extremamente delicado e ajuda para que vocês entrem em contato com o tomador e cobrem os pagamentos atrasados para que possamos regularizar de imediato as pendencias com vocês, entrem em contato com o sindicato da categoria informando que a empresa não irá conseguir pagar por falta de repasse do tomador.
Estamos à disposição para esclarecer dúvidas e manteremos todos informados sobre os avanços.
Atenciosamente.

Casos semelhantes também ocorreram entre julho e outubro do ano passado. Foto: Arquivo Jornal Ibiá

Esclarecimento da Prefeitura

A Prefeitura Municipal de Montenegro vem a público esclarecer as informações inverídicas divulgadas pela empresa AGIL EIRELI. A empresa alega que os atrasos no pagamento dos salários e benefícios de seus colaboradores se devem à falta de repasse por parte do Município, o que não condiz com a realidade.

Desde 19 de dezembro de 2024, a Prefeitura tem solicitado à AGIL EIRELI a correção das notas fiscais apresentadas, as quais contêm irregularidades que impedem a sua liquidação, conforme previsto no Contrato nº 122102021 e nas legislações aplicáveis. A regularização da documentação é condição essencial para o processamento do pagamento.

A Prefeitura notificou formalmente a empresa em 6 de janeiro de 2025, concedendo o prazo de 5 dias úteis para que as devidas correções fossem realizadas. Ressaltamos que esse prazo ainda está em vigor e que o Município segue à disposição para auxiliar na solução da questão dentro dos parâmetros legais.

Importante destacar que, em ocasiões anteriores, nos meses de julho, agosto, setembro e outubro de 2024, a AGIL EIRELI atrasou reiteradamente o envio da documentação necessária para o pagamento, incluindo as notas fiscais corrigidas, o que consequentemente resultou no atraso no pagamento dos serviços contratados. Apesar disso, a Prefeitura sempre agiu com diligência, cobrando a regularização das pendências documentais e permanecendo à disposição para sanar dúvidas e viabilizar os pagamentos.

Cabe ressaltar que qualquer dificuldade enfrentada pelos colaboradores da empresa decorre exclusivamente da conduta da contratada, que não atende aos requisitos contratuais e legais necessários para a liquidação das faturas. Repudiamos veementemente o uso de informações falsas para pressionar o Município ou induzir a comunidade ao erro.

Reiteramos nosso compromisso com a transparência, com o rigor no cumprimento das obrigações contratuais e com a responsabilidade na gestão dos recursos públicos.

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