A Secretaria de Saúde de Montenegro investiga oito casos de crianças que apresentaram manchas vermelhas pelo corpo. A suspeita é de que possa ser rubéola, mas o diagnóstico só será confirmado com exames laboratoriais.
De acordo com a enfermeira responsável pela Vigilância Epidemiológica, Katia Kern de Jesus, o setor recebeu a notificação no fim da tarde de quinta-feira, 25, e agora é preciso fazer os exames clínicos para identificar o que as crianças possuem. “Não temos dados laboratoriais confirmados, então temos que investigar o que houve”, afirma. “Estamos entrando em contato com as famílias para podermos descobrir o que é”, acrescenta.
Segundo ela, as crianças foram afastadas da escola, “mas não é caso de fechar o educandário”, explicou.
A vice-diretora da escola onde surgiram os casos, Daniela Boss, explicou que são oito crianças que apresentaram manchas vermelhas pelo corpo, “mas ainda está sendo feito o levantamento com a Saúde para sabermos o que é”, adianta.
Desde 2008 o Brasil não registra casos de rubéola, que é prevenida com a vacina tríplice viral, aplicada em bebês de 12 a 15 meses e com reforço em crianças entre quatro e seis anos. A tríplice viral é uma vacina combinada que protege contra sarampo, caxumba e rubéola.