Slogan “Vamos, Montenegro!” simboliza reconstrução da cidade

Esforço imediato é para áreas da saúde e educação da cidade

A maior enchente da história de Montenegro trouxe muitos prejuízos, mas também a certeza de que a cidade vai se recuperar. Durante uma reunião no gabinete do prefeito, foi apresentado o slogan “Vamos, Montenegro!”, que define esse novo momento de reconstrução. O encontro contou com a presença de secretários e diretores. Junto com o prefeito Gustavo Zanatta, foram alinhadas propostas de curto, médio e longo prazo que visam devolver a normalidade aos montenegrinos. Cada iniciativa será desdobrada em planos de ação. Nos próximos dias, a administração começará a chamar as lideranças locais de diversos segmentos para apresentar essas propostas.

De imediato, o prefeito determinou esforço máximo no restabelecimento de serviços nas áreas de saúde e educação. “Os postos de saúde Industrial e de Porto Garibaldi já foram reabertos e estão operando com limitações”, informou. O posto da Santo Antônio precisará de reparos no telhado. A única escola que não está funcionando é a EMEI Tio Riba.
Seus alunos foram redistribuídos na EMEI Áurea Noval, no bairro Centenário, e na Escola Delfina Dias Ferraz, no Centro. As duas pastas também vão reforçar suas equipes de saúde mental para atender a adultos e crianças traumatizados pela calamidade.

Mais preocupações
Outra preocupação é com a mobilidade. Ruas e estradas foram fortemente prejudicadas e serão alvo de operações tapa-buracos, patrolamentos e manutenções com brita e saibro. Parte dos recursos financiados para a pavimentação de novas ruas neste ano será realocada para recuperar as vias mais esburacadas. Pelo menos 50 pontos críticos da rede pluvial exigem manutenção. A administração está contratando máquinas e equipes e ampliará a compra de materiais para essas ações, consideradas fundamentais.

Entre as muitas ações que vão compor o programa “Vamos, Montenegro!”, figuram ainda auxílios para o setor produtivo, uma campanha de promoção do comércio, a busca de investidores para a região do Polo – totalmente livre de inundações – e uma análise sobre a ocupação da cidade, bem como medidas para mitigar os efeitos das cheias. O próprio Plano Diretor da cidade deverá ser alvo de uma nova revisão. “Serão diversas iniciativas que visam combater os efeitos da enchente e devolver a alegria aos montenegrinos”, resumiu o prefeito. “Estamos passando por um momento difícil, mas a nossa comunidade é muito solidária e vamos superar tudo isso”, garantiu Zanatta.

Últimas Notícias

Destaques