Sexta-feira Santa foi vivida e sentida pelos Cristãos

FÉ. Casal que reproduziu a “La Pietà” levou a Catedral as lágrimas

Por toda a região, Igrejas realizaram momentos de reflexão e devoção à Paixão de Cristo. A recordação de Sua noite de martírio é a mais emocionante para os Cristãos, com procissões Luminosas nas quais as Quatorze Estações da Via Sacra elevam os pensamentos ao exemplo deixado pelo Filho de Deus.

A Paróquia São João Batista teve dois momentos de grande emoção, marcados pela expressividade de Jonathan Harri Becker como o Jesus Cristo nesta Sexta-feira Santa. Pela manhã na Via Sacra ao topo do Morro São João, e a noite na Catedral na interpretação da La Pietà, tarefa que compartilhou com a esposa Paula Juliane Flores da Silva, 30 anos.

O jovem não é ator, mas devoto; e revelou grande carga emocional ao longo do dia. “Foi bem intenso realizar essa função, mas também muito gratificante”, descreve. Ao final do dia, afirma que sentiu sair um peso das costas, uma carga dos pecados do dia a dia. “Mais tarde parecia que eu voava acima das nuvens”, tentou ilustrar.

Ainda que descalço e carregando o peso de uma cruz, não tem a menor pretensão de comparar sua subida ao calvário de Jesus. Mas o jovem membro da Paróquia revelou a emoção de sentir algo próximo, o que lhe levou à reflexão sobre o sacrifício feito pelo Salvador pela Humanidade. Finaliza avaliando que, se todos pensassem nisso, o mundo seria diferente, começando por haver menos egoísmo e mais caridade.

Foi muito tocante ver as lágrimas de Paula, que, segundo a fiel, não foram encenadas. “Eu pensei em todo Sacrifício de Cristo e toda a dor que Nossa Senhora deve ter sentido; ao passar por tudo com Ele. Também pensei no quanto sou pecadora e pedi perdão a Jesus pelos meus pecados. Isso tudo me fez chorar”, revela.

Emoção autêntica que alcançou a todos
Foram apenas duas semanas de preparação, após terem oferecido sua “expertise” em Artes ao CLJ (Curso de Liderança Juvenil), sendo ele formado em Teatro e ela em Dança. Então não houve tempo para ensaios, apenas para pensarem em detalhes, como marcas na cena. “A nossa preparação foi Oração! E buscamos assistir algo que desse nos referências, como o filme A Paixão de Cristo”, revela Paula.

Maria recebe o Filho Morto, na visão de Michelangelo

Em abril Jonathan e Paula ingressam no MCJ (Movimento de Casais Jovens), carregando o legado de terem despertado emoção autêntica na congregação. Becker ainda recorda de uma coincidência que o próprio percebeu somente após a Via Sacra, ao revelar que está com 33 anos, a idade de Cristo quando morreu.

A cena é o momento em que a Virgem Maria recebe da Cruz o seu Filho Morto, fixada no imaginário coletivo pela escultura “La Pietà”, do renascentista italiano Michelangelo. Ela finalizou a Liturgia que substituiu a Caminhada Luminosa.

Via Sacra reúne dezenas de fiéis
A Sexta-feira Santa havia amanhecido com sol, o que levou dezenas de pessoas para subir em oração e cumprir as 14 estações da Via Sacra. O bispo de Montenegro, Dom Carlos Rômulo, explica que esta é a Sexta-feira da Paixão, em que é celebrado o amor do Senhor e recordada sua morte na cruz. “Estamos fazendo este caminho por que a Paixão de Cristo é por nós, por toda a humanidade”, referenciou.

Com 70 anos, Silveria subiu até o topo do Morro

Silveria Neli Muller Klein tem 70 anos e fez questão de subir o Morro pelo segundo ano consecutivo. Envolvida desde criança com a Semana Santa, é familiarizada com os atos devocionais. “Para mim é uma grande alegria e enquanto eu tenho forças para caminhar nesta quaresma, eu vou caminhar. Hoje eu vou participar de todas as celebrações. É um dia muito especial para mim”, afirma Silveria.

Lucia Maria Ziemke veio de Pareci Novo com o neto e o esposo participar da Via Sacra. Por coincidência, foi em 2022 que, ao ver uma reportagem do Ibiá, Lucia sentiu o desejo de começar a participar das ações da Semana Santa. “Eu me interessei muito pelo que li. Convidei uma turma de amigas e participamos naquele ano, então este é o meu segundo”, conta, ao resumir o momento em “gratidão”.

Uma pequena multidão participou da 3ª edição da Via Sacra no amanhecer da Sexta-feira Santa

Últimas Notícias

Destaques