Senai Montenegro participa da Seletiva Nacional das Olimpíadas do Conhecimento World Skills 2024

Está ocorrendo a Seletiva Nacional da Olimpíada do Conhecimento World Skills 2024 Senai, considerado um dos maiores eventos na área de cursos profissionalizantes do mundo. O Rio Grande do Sul participa com uma delegação formada por 25 competidores de 13 Centros de Treinamentos em 20 modalidades. Na categoria Tornearia CNC (Comando Numérico Computadorizado), João Vitor Medeiros da Cruz, de 17 anos, representa o Senai Montenegro.

A Olimpíada do Conhecimento é realizada pelo Senai Nacional e engloba todas as unidades para disputas na competição. Os jovens competidores são escolhidos com base em seus desempenhos nas aulas. Na seletiva, eles são desafiados a executar tarefas relacionadas à profissão que escolheram, simulando situações do cotidiano da indústria. Os vencedores se classificam para, em setembro de 2024, participar da competição mundial que ocorre na cidade de Liyon, na França, reunindo mais de 1500 participantes de 65 países.

Três categorias do Rio Grande do Sul foram para Minas Gerais participar das provas presenciais. João Vitor, morador da localidade de Rincão dos Pinheiros em Triunfo, foi avaliado de forma remota. As atividades foram realizadas em uma estrutura montada na unidade do Senai, onde o jovem foi acompanhando, a distância, por uma banca de avaliadores.

O CNC é uma tecnologia utilizada nas indústrias para o desenvolvimento de peças, eixos, pinos e outros componentes. As peças produzidas por João Vitor e outros participantes seguem para São Paulo, onde passarão por avaliação ao longo desta semana. Quem fará a entrega dos itens para avaliação é Cláudio Silva, técnico de João. O resultado da seletiva nacional será divulgado na sexta-feira, dia 29.

“Estamos bastante esperançosos com a vitória dele. Observamos que São Paulo apresentou uma ótima estrutura na unidade e o competidor era bastante preparado, mas temos muita esperança de conquistar uma medalha”, comenta Michele Sarmento, gerente de operações do Senai. “É uma honra enorme, pois estou representando não apenas a cidade, mas o estado do RS. Esta experiência muda a forma como a gente vê a competição e o que ela traz. Nos adaptamos a lidar com situações difíceis e a ter raciocínio rápido para resolver problemas, além de lidar com a pressão”, avalia João Vitor. “Acredito que tenho chances, mas agora é só esperar o resultado para ter certeza”.

Últimas Notícias

Destaques