Seminário de emprego e renda reforça que é preciso qualificar os jovens

A Prefeitura de Montenegro, por meio da Secretaria Municipal de Habitação, Desenvolvimento Social e Cidadania (Smhad), realizou na manhã de quinta-feira, dia 6, o 1º Seminário de Qualificação Profissional. O tema “Emprego e Renda” foi abordado pela professora Ione Sardão da Silva, coordenadora do curso de Administração da Unisc. A Câmara de Vereadores recebeu um público formado por servidores municipais, vereadores, prefeito Gustavo Zanatta e representantes do Sine.

O secretário da SMHAD, Luiz Fernando Ferreira, abriu os trabalhos salientando um diagnóstico negativo no que tange o emprego e renda na cidade. A sua equipe saiu em busca de parcerias para reverter minimamente este quadro, alcançado resultados através de programas como o “Adote um Profissional”. A diretora de Qualificação Profissional, Daiane Almeida de Azevedo, revelou que, nos últimos 30 dias, o setor encaminhou 35 pessoas para empregos.

A professora Ione assumiu então a condução do seminário, no qual destacou necessidade de qualificar os jovens e as mudanças sociais e tecnológicas atuais. E sua primeira tese foi deque não se deve mais ser usar a expressão ‘mercado’, mas ‘mundo do trabalho’. “Pessoas querem valorização profissional”, salientou.

E uma das formas de dar valor é o treinamento, que deve iniciar na idade escolar, como forma de preparar o cidadão para este mundo do trabalho. Todavia, a professora assinalou que esta também é uma responsabilidade dos governos, inclusive municipais, que assim preparação de pessoas para gerar emprego e renda. “A Administração Pública, hoje, precisa fazer gestão”, definiu.

Setor de Qualificação Profissional/ Smhad
Entre 20 e 35 pessoas são encaminhadas por semana para entrevistas de emprego. No ano passado o setor da Secretaria recebeu 398 currículos do município. Em 2022 já são 269 documentos recebidos, sendo 171 no primeiro semestre e 98 no segundo

Últimas Notícias

Destaques