Semana com atrações para todas as mulheres

Conscientização. Programação alusiva ao Dia da Mulher iniciou na sexta-feira e encerrará no próximo dia 10

A programação da Semana da Mulher Montenegrina 2017, instituída por Lei Municipal em 2003, iniciou na última sexta-feira. Até o próximo dia 10, eventos fomentam a conscientização quanto aos direitos das mulheres na vida pública e na particular. A promoção é da Câmara de Vereadores de Montenegro. Conforme a presidente da Comissão de Cidadania e Direitos Humanos (CCDH), vereadora Josi Paz (PSB), este ano foram convidados representantes de diversas entidades, objetivando atrair um público feminino bem diversificado para as atividades. “Da produtora rural à vitima de violência e em condições de vulnerabilidade social. O propósito é alcançar todas elas”, enfatiza.

De acordo com a presidente, a semana e as atividades programadas são para as mulheres, principalmente. “É para empoderá-las, para que saibam de seus direitos e sua importância na sociedade. Sensibilizá-las para que nunca desistam. E, principalmente, para dizer que há muito a ser conquistado ainda”, explica.

A abertura oficial da Semana teve o discurso de representantes políticos e promotoria da cidade. Uma atividade artística colaborativa, dirigida pela Associação Montenegrina de Artistas, também integrou o evento no plenário do Legislativo pela manhã. A vereadora Josi Paz fez a abertura e em sua fala destacou a luta dos direitos femininos, rememorando o protesto das operárias, em 1857, Nova York, que deu origem ao Dia da Mulher.

Profissionais do Centro de Referência de Assistência Social debateram sobre o papel da mulher na sociedade

No período da tarde, duas palestras entraram na programação. Uma ministrada pelo Centro de Referência de Assistência Social e outra pelo grupo municipal de Doenças Sexualmente Transmissíveis/Aids. O público alvo era principalmente as mulheres. Aproximadamente 50 delas compareceram durante a tarde de conversas. A enfermeira e coordenadora Municipal do grupo DST/Aids Helena Maichrzak, e a assistente social, também integrante, Ana Paula da Silva Martins, iniciaram os diálogos, às 14h, com informações sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis – termo atual.
As profissionais enfatizaram em toda a fala a importância da prevenção de doenças, com o uso da camisinha, apresentando as infecções mais comuns. O surgimento e contágio do HIV foram demonstrados por uma linha do tempo explicativa.

Assuntos atuais, entre eles a recente orientação de vacinação contra HPV também para meninos entraram em pauta, na ocasião, além de dados do município, como o número de infectados pelo vírus HIV, que cadastra 945 pessoas. “O trunfo é prevenir”, chamou a atenção Ana Paula.

Na segunda parte da tarde de sexta-feira, às 15h30min, a palestra debatendo o papel da mulher na sociedade foi apresentada às participantes.

Intitulada “Mulheres, quem são? O que querem?”, ela foi dirigida por representantes do Cras. A psicóloga Rosineia Gass, as assistentes sociais Jocilene da Silveira e Mára Martins Hellfeldt, juntamente da coordenadora Mônica Müller fizeram uma reflexão partindo da ótica feminina na sociedade.

O papel da mulher, que vem pouco a pouco sendo conquistado, e a construção social de gênero foram explicados. Houve a dinamização das explicações com slides demonstrativos e apresentação de dados. Termos como “tripla jornada de trabalho” e “menor salário” foram relacionados à realidade feminina.

Ex-patronos da Feira do Livro realizam debate nesta segunda
Hoje haverá um bate-papo literário com os escritores Carina Luft, Marcia Martiny e Oscar Bessi, ex-patronos da Feira do Livro de Montenegro, com o tema “A mulher na Literatura”, alusivo ao Dia Internacional da Mulher.

O debate terá como mediador o Agente de Cultura e Lazer do Serviço Social do Comércio (Sesc) Montenegro, Mateus Araújo, na Câmara de Vereadores de Montenegro, às 19h. A entrada é franca. A atividade faz parte da programação da Semana da Mulher que a Câmara realiza. Além disso, durante o encontro, a Biblioteca Municipal Hélio Alves de Oliveira realizará troca-troca de livros.

Programação especial para valorização do sexo feminino
Nas outras edições da Semana da Mulher, os dias eram marcados por palestras e exposições, mas neste ano haverá ainda mais novidades, como um passeio ciclístico organizado pela Aciclomonte, às 20 horas do dia 8. Segundo Leila Ternes, Diretora de Assistência Social da Prefeitura, o objetivo é valorizar ainda mais a mulher em seus diferentes setores de atuação, tanto aquela que está empregada como a que fica em casa.

“E que nem por isso trabalha menos que aquela que faz dupla jornada”, ressaltou. O presidente do Legislativo, Vereador Neri Mello Pena (PTB), o “Cabelo”, salienta que a mulher é importante desde o dia de nosso nascimento. “Começando pela mãe da gente, pela esposa, assim como no dia-a-dia de cada um de nós. Todas nossas famílias começam por uma mulher, vamos valorizá-las melhor”, declarou.

Já a vereadora Rose Almeida (PSB), o evento trata-se de um momento de extrema importância para os edis. “Não somente para as mulheres, mas aos homens que compõe esta Casa”, afirmou. Ela ainda alimenta a esperança de ver a Câmara composta por no mínimo 50% de mulheres. “Eu e Josi estamos representando aqui a mulher montenegrina, com muita garra e muito ânimo”, salientou.

Em reunião realizada no Legislativo, estiveram presentes: Secretaria Municipal de Saúde, ACI Montenegro/Pareci Novo, igreja Assembleia de Deus, Secretaria de Assistência Social/CRAS, Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres de Montenegro (Comdim), Delegacia da Mulher, Sindilojas, Comunidade Cristã Esperança, Coletivo Feminista Vênus Maria, Sindicato dos Municipários de Montenegro, Igreja Batista Nacional Ágape, Emater/Montenegro e Patrulha Maria da Penha da Brigada Militar.

Programação de hoje
9h – Programação na Associação Floresta Montenegrina;

19h – Bate papo literário – “Mulheres na literatura” (Participantes: Carina Luft, Marcia Martiny e Oscar Bessi. Mediação: Mateus Araújo do SESC) com troca de livros em parceria com a Biblioteca Pública Municipal, na Câmara de Vereadores;

22h – Sessão de Cinema Gratuita Especial: Semana da Mulher – As Sufragistas – Distribuição de 194 senhas, que serão distribuídas na bilheteria do Cine +Arte, nesta segunda-feira, a partir das 20h;

Últimas Notícias

Destaques