Alunos das turmas de 1º ano da Escola São João Batista divulgaram a campanha Setembro Amarelo. FOTO: DIVULGAÇÃO SÃO JOÃO BATISTA

Setembro Amarelo. Campanha da Escola levou informação, empatia e abraços grátis à população

Os alunos das turmas de 1º ano da Escola Estadual Técnica São João Batista, saíram às ruas de Montenegro oferecendo empatia em prol da prevenção ao suicídio. Vestidos de amarelo e branco, a ação foi intitulada “Neste Setembro Amarelo, vamos às ruas”.

FOTO: DIVULGAÇÃO SÃO JOÃO BATISTA

A iniciativa partiu de uma proposta da professora de língua portuguesa Jenifer das Chagas de Brito. “Por isso ofereceram muito carinho em forma de abraços, mensagens motivacionais, adesivos, balões às crianças, docinhos, flores, até deliciosos cupcakes com cobertura amarela”, informou a professora.

Também foram divulgadas informações sobre a importância do cuidado com a saúde mental. Os alunos mencionaram, ainda, que um estudo da Organização Mundial da Saúde (OMS), mostra que o Brasil está em oitavo lugar dentre os países recordes em número de suicídio.

FOTO: DIVULGAÇÃO SÃO JOÃO BATISTA

De acordo com a OMS, este já é considerado um problema de saúde pública, devido ao aumento de pessoas propensas a tirarem a própria vida, em diferentes idades. “Ainda segundo a OMS, as chances de prevenção ao suicídio são de 90%, dado esse, que motivou os alunos da escola São João Batista a entrar nessa batalha e plantar uma semente de esperança em cada coração abordado nesses dois dias de execução do projeto nas ruas”, diz Jenifer.

O Setembro Amarelo é uma campanha da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM), realizada desde 2014. São registrados cerca de 12 mil suicídios todos os anos no Brasil e mais de 1 milhão no mundo. Cerca de 96,8% dos casos de suicídio estão relacionados a transtornos mentais. Em primeiro lugar está a depressão, seguida do transtorno bipolar e abuso de substâncias. A cor amarela é usada como tema da campanha por representar a vitalidade.

Deixe seu comentário