Com a chegada do sinal digital, a qualidade da imagem melhorou, mas muita gente tem reclamado da recepção. A presença de morros no entorno do perímetro urbano de Montenegro é apontada como uma das principais causas dos transtornos registrados. Foto: reprodução internet

As características geográficas de cada local de instalação influenciam no recebimento do sinal em Montenegro

Apesar de muitas vantagens, o sinal da TV Digital não está imune às interferências. Entre os problemas apontados pelos usuários, os mais comuns envolvem imagens quadriculadas, chiados, estalos no som, ausência completa do vídeo, do áudio ou até mesmo de canais.

Em Montenegro e região, está chegando o sinal de quarta geração (4G) na faixa dos 700MHz, que permite a celulares, smartphones, laptops e tablets acessarem a internet com velocidades muito mais rápidas. No entanto, o 4G e a TV aberta utilizam frequências de sinais muito próximas, o que eventualmente poderá agravar pequenas alterações nos televisores.

Marcelo de Souza

O técnico em eletrônico Marcelo de Souza explica que a origem do problema está na topografia da cidade. “Montenegro é uma cidade cercada de morros, e como o sinal parte de Porto Alegre, ele tem dificuldade de chegar em alguns locais. Nessas situações, existem basicamente duas saídas: colocar a antena em um ponto mais alto do que ela está ou instalar um amplificador. Porém, em alguns casos não vai adiantar, caso a pessoa more em lugar com depressão ou haja prédios na frente da residência.”

Há quase um ano, o sinal analógico foi desligado e levou a população a se adaptar à nova tecnologia. Para receber o sinal digital, muitos optaram pela compra do conversor e outros aproveitaram a oportunidade para trocar o televisor antigo por um já adaptado. Contudo, o técnico esclarece que as interferências no recebimento do sinal independem das duas situações. “A TV que compramos atualmente já tem a placa receptora do sinal, e o conversor funciona da mesma forma”, aponta o profissional. “A qualidade dos televisores também é outro fator que deve ser levado em consideração, além da avaliação de um profissional para analisar cada caso”, recomenda.

Como evitar interferências
– Dê preferência para antenas externas;
– verifique se a antena está bem posicionada. Se necessário, procure um antenista para fazer a verificação;
– evite manter celulares, tablets e laptops, que utilizam o sinal 4G, próximos às TVs e às antenas de TV aberta.

Compartilhar

Deixe seu comentário