Governador Eduardo Leite e vice Ranolfo Vieira Júnir já saíram do Departamento de Identificação do IGP com o novo modelo da Carteira de Identidade. Foto: Gustavo Mansur/Palácio Piratini

Modelo atualizado do documento possui mais informações sobre o portador e serve para facilitar a vida do cidadão

O novo modelo da Carteira de Identidade foi oficialmente lançado na última semana pelo governador Eduardo Leite e pelo vice-governador e secretário da Segurança Pública, Ranolfo Vieira Júnior, na sede do Departamento de Identificação do Instituto-Geral de Perícias (IGP), em Porto Alegre. Para celebrar o início da emissão, o governador e o vice receberam os documentos no fim da solenidade.

A mudança segue decreto federal de 2018. A pessoa pode incluir outras informações no documento, se preferir, como CPF, PIS/Pasep, número da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), Carteira Nacional de Habilitação (CNH), Certificado Militar, Título de Eleitor, documento de identidade profissional, tipo sanguíneo, fator Rh, nome social e condições específicas de saúde que podem ajudar em casos de emergência.

O Rio Grande do Sul é o único estado que cumpriu o decreto dentro do prazo inicialmente estipulado. Recentemente, o presidente Jair Bolsonaro estendeu o prazo até 2020. A estimativa do IGP é de entregar 60.000 unidades a partir do primeiro dia de março. Vale ressaltar que o modelo antigo continua válido, contanto que este esteja em boas condições e que a foto permita reconhecer a pessoa.

Sine já tem previsão para retomar a emissão do documento
Desde o dia 27 de julho de 2018, o Posto de Identificação de Montenegro – local responsável pela emissão das Carteiras de Identidade na cidade, que funcionava no prédio do Sine – está fechado. Isso ocorreu devido à aposentadoria do servidor público estadual que era responsável pelo serviço e a falta de um profissional para a reposição imediata.

Novo modelo da Carteira de Identidade já está disponível no RS. Foto: Arte/Secom

A expectativa do Sine é que a reabertura do Posto de Identificação aconteça no final de março ou início de abril. Até lá, o documento pode ser feito com atendimento agendado pela internet no site www.tudofacil.rs.gov.br, em diversas cidades, entre elas: Porto Alegre, Canoas, Caxias do Sul, Novo Hamburgo, São Leopoldo, Sapiranga , Torres e Vacaria.

Montenegrinos também podem recorrer ao posto de São Sebastião do Caí, que funciona no prédio da Prefeitura, na rua Pinheiro Machado, 562, no Centro. Na cidade não há agendamento eletrônico e o funcionamento é das 7h30min às 12h, e das 13h15min às 16h30min, de segunda à quinta e, nas sextas-feiras, das 7h30min às 13h.

A primeira via é gratuita; para a segunda, existe uma taxa de R$ 68,43, a menos que o cidadão tenha mais de 65 anos ou tenha o documento roubado com apresentação de boletim de ocorrência. Há a opção da modalidade expressa para a segunda via, no valor de R$ 88,95.

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