RGE Sul alerta clientes para golpe por telefone

As concessionárias RGE e RGE Sul alertam os clientes para a atuação de golpistas em suas áreas de atuação Os criminosos tentam extrair valores financeiros dos consumidores, por meio de contato telefônico, onde informam sobre uma suposta dívida que precisa ser negociada em até quatro horas. O que não é um procedimento de cobrança das empresas. Para evitar prejuízos, as concessionárias estão atuando em parceria com a Polícia Civil no fornecimento de informações e oferecendo dicas para que seus clientes se protejam.

As empresas ainda atestam que nenhum de seus colaboradores ou prestadores de serviço faz ou está autorizado a fazer em nome da companhia a cobrança de qualquer valor ou a solicitar depósitos/transferências em contas bancárias. Eletricistas e leituristas, que utilizam uniforme e crachá de identificação com foto, também não entram nas casas dos clientes. Seu acesso é restrito aos medidores de energia elétrica.

Além disso, não fazem serviço mediante pagamento prévio. Cobranças são realizadas apenas via fatura de energia e, em casos excepcionais, nas agências de atendimento. Mesmo via telefone, as concessionárias não solicitam senha de acesso a seus sites o que, inclusive, é pessoal e intransferível de cada consumidor. Ainda, não existem campanhas e sorteios da RGE e da RGE Sul sem a prévia divulgação nos sites das distribuidoras.

Caso o cliente suspeite de algo incorreto na fatura de energia elétrica, como valor, código de barras e qualidade do papel, recomenda-se que os dados do consumidor sejam confirmados pelos Calls Centers ou pelo sites das empresas: RGE (0800.970.0900) e www.rge-rs.com.br ou RGE Sul (0800.707.7272) e www.rgesul.com.br. Na hipótese de o cliente ter sido vítima ou alvo de algum golpista, a orientação é a de que procure a Polícia Civil e efetue o registro de um Boletim de Ocorrência.

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