O CTG Reminiscências é semifinalista do Desafio Farroupilha da RBS TV

O CTG Reminiscências está participando do reality de danças tradicionais gaúchas Desafio Farroupilha, da RBS TV e já é um dos semifinalistas. Para chegar nessa posição, as invernadas tiveram de realizar um projeto cultural em escolas públicas. O Reminiscências escolheu a Dr. Walter Belian.
Cátia Martins, professora do 5º ano, conta que o CTG procurou a escola para desenvolver um projeto trabalhando a poesia e a declamação. Foram, então, escolhidas duas turmas de 5º ano da escola, uma no turno da tarde e outra da manhã. O projeto começou no final do mês de abril, com uma aula dada pela prenda Samantha Drower Fagundes. Ela tem 19 anos e cursa Engenharia Química, além de ser prenda regional. A aula teve como tema “os grupos indígenas do Rio Grande do Sul”.

“É o começo da nossa história”, diz Samantha sobre o motivo da escolha. Na aula, ela abordou os grupos indígenas do estado, a história de cada um, seus costumes, hábitos e outras questões. “Os alunos do Walter Belian foram super receptivos, gostam de aprender”, conta. Depois de ensinar o conteúdo, a professora Cátia passou uma semana instigando os alunos a criarem poesias sobre o tema, trabalhando componentes como verso, estrofe e rima.

Depois, com as poesias prontas, as crianças foram com o CTG Reminiscências para a Estação da Cultura, para participaram de uma oficina de declamação. Para a professora, o objetivo foi fazer com que os estudantes conheçam a cultura, gostem e a vivenciem. “Depois de adquirirem certa experiência, eles escreveram poesias sobre temas presentes no currículo das aulas”, conta. E foram convidados para participar do projeto Poesia em Movimento. “A gente gosta do que conhece. Trabalhar com poesia é estimular o conhecimento sobre ela”, acredita Cátia.
O projeto do CTG volta no mês de setembro, desta vez com o foco na declamação.

Deixe seu comentário