Na programação, Cine Drive-In reuniu cerca de 35 carros no estacionamento da Unisc

Programação segue até este sábado, 17

A cultura montenegrina se mantém viva mesmo em meio à pandemia. Em um ano atípico, a 18ª Feira do Livro de Montenegro e 13ª Feira do Livro do Vale do Caí, está ocorrendo agora de forma digital, e já contou com lives musicais, teatrais, oficinas e até cinema drive-in. A programação segue até este sábado, 17. Para participar basta acessar as páginas Feira Do Livro Montenegro no Facebook ou no Instagram.

Com início na noite dessa terça-feira, 13, o sentimento foi de superação e muita alegria. Na solenidade de abertura, a gerente da unidade do Sesc Montenegro, Magda de Azeredo, agradeceu novamente a oportunidade de fazer parte da Feira do Livro e destacou o desafio de 2020. “Este ano um pouco diferente, em plataformas digitais, mas sempre de qualidade, porque a cidade de Montenegro e Vale do Caí, e também agora o país, merecem”, diz. Após a cerimônia oficial, ocorreu ainda uma live com A banda Mais Bonita da Cidade. Na apresentação o grupo tocou seus grandes sucessos e seus últimos lançamentos. Logo após houve um bate-papo.

Para abrir a programação da Feira, às 10h dessa quarta-feira, aconteceu um bate-papo para lá de legal. A patrona do evento, Tatiana Espírito Santo, e o homenageado, Gerson Tasca, conversaram sobre literatura e ilustração, entre outros assuntos.
Em aproximadamente 1h de diálogo, Tatiana relembrou as edições anteriores da Feira e expôs a emoção de ser patrona neste ano. Gerson destacou a importância da internet, principalmente em um momento de distanciamento social por conta da pandemia, e parabenizou a Feira do Livro por ter conseguido fazer a transição do evento presencial para o online.

Ilustrador e escritora conversaram, ainda, sobre a construção de suas carreias, desafios e alegrias na criação de suas obras. “Eu costumo dizer que nós, escritores, somos o corpo físico e os ilustradores a alma de uma história. Virei escritora sem saber que ia ser; sempre em prol da educação, dos profes e dos alunos”, diz Tatiana.

Cine Drive-In encanta
Os amantes da sétima arte marcaram presença na 2ª edição Cine Drive-In em Montenegro, na noite de quarta-feira, 14. O evento que faz parte da 18ª Feira do Livro de Montenegro e 13ª Feira do Livro do Vale do Caí, contou com a presença de cerca de 35 carros nas duas sessões.

Aos poucos, o estacionamento da Unisc foi lotando de famílias ansiosas pelo filmes brasileiros. Na sessão de “Eu e meu guarda-chuva”, Rodrigo e Ângela Rocha, esperavam com o pequeno João Pedro, de dois anos de idade. “A gente estava querendo realmente viver essa experiência, que nos permite aí os novos tempos. […] Eu achei muito bacana, achei importante a gente ter criatividade para se adaptar aos novos tempos”, diz Rodrigo.

Segundo o diretor de Cultura de Montenegro, William Szulczewski, a primeira edição do cine drive-in foi um sucesso e tinha que ser repetida. A expectativa é que ainda no Natal outra edição seja realizada, podendo ser de exibição de filmes ou até apresentações.

Lançamento de livro

Um dos destaques na programação da Feira do Livro foi o lançamento do e-book “Ubiraci em uma Aventura pelo Rio Caí”, de autoria da patrona Tatiana, professora e escritora, e com ilustrações do homenageado Gerson, que é designer, ilustrador e chargista. A obra é gratuita e pode ser acessada por qualquer equipamento digital.

O terceiro livro da patrona conta a história dos indígenas antes da colonização em Montenegro, com o indiozinho Ubiraci como protagonista. “É a realização de um sonho de poder passar as histórias da nossa cidade, adaptá-las para as nossas crianças e que todas possam ter acesso a elas”, diz Tatiana do Espírito Santo.

Para as ilustrações, Gerson realizou um trabalho de pesquisa e estudo sobre a tribo kaingang.

Confira a programação da Feira:
16/10 – Sexta-feira
10h – De La Mancha – teatro
15h – Oficina com a patrona Tatiana Espírito Santo – literatura
18h – Sarau da Periferia Cufa de Montenegro – arte e educação
18h30min – Exposições de artes visuais: “Sofá” – Bruna Engel; e “O Mais Lindo Por do Sol do Rio grande do Sul” – Resultado de concurso de fotos realizado pela TV Mon HD. Ambas as atrações serão em formato drive thru. A pessoa passa com o carro, estaciona por alguns minutos e assiste no telão. Local: esquina da rua Capitão Porfírio e rua Santos Dumont
20h – Heverb Poesia – música

17/10 – Sábado
9h30min às 11h30 – Oficina com o homenageado Gerson Tasca – literatura
15h – Roda de histórias com a patrona Tatiana e os convidados Milene Barazzetti, Izadora Fontoura e Cássio Borges – literatura

Deixe seu comentário