A próxima reunião mensal do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Caí (Comitê Caí) acontecerá em Montenegro, no dia 25 de abril, pela manhã. O encontro será na sede da Câmara de Vereadores.

Um dos representantes da cidade no Comitê é o vereador Cristiano Braatz (PMDB). De acordo com ele, a reunião no município é importante como forma de aproximar o órgão da comunidade. “Muitos desconhecem a importância do Comitê, criado em 1998 com a finalidade de gerenciar os recursos hídricos na Bacia Hidrográfica do Rio Caí”, destaca o vereador.

Na última terça-feira, Cristiano participou de uma conferência, na sede da UCS, em Caxias do Sul, que envolveu dois Comitês, o Taquari e o Caí. Na ocasião, a oficina de pré-diagnóstico de Zoneamento Ecológica Econômica e Social (ZEE – RS) foi realizada.

Para quem desconhece, ZEE é uma ferramenta de suporte ao planejamento e ordenamento territorial, através da qual o Estado, a sociedade e os empreendedores terão como conhecer previamente as peculiaridades, vulnerabilidades e potencialidades de cada local ou região.
Também estiveram presentes outros representantes de Montenegro: o assessor do Executivo, José Breno da Cruz, e o ambientalista Rafael Altenhofen, presidente do Condema.

Comitê Caí
Do Comitê Caí participam 45 instituições titulares (com direito a voto) e 45 suplentes. Criado pelo Decreto Estadual nº 38 903/98, ele faz parte do Sistema Estadual dos Recursos Hídricos, formulado pela Lei Estadual nº10 350/94.
– Extensão do Rio Caí: 264 km
– Área da Bacia Hidrográfica: 5.057 km²
– Abrange total ou parcialmente 42 municípios

Deixe seu comentário