Proteção dos animais foi tema de palestra

Animais em vias públicas, maus-tratos e organização de canis. Esses foram alguns dos temas abordados na palestra sobre Proteção aos Animais organizada pela Prefeitura de Montenegro, juntamente com o Gabinete de Gestão Integrada Municipal, nesta quinta-feira, 14. O evento foi ministrado pelo Secretário Municipal Proteção Animal de São Leopoldo, Anderson Ribeiro.

O prefeito de Montenegro, Carlos Eduardo Müller, o Kadu, que também marcou presença no evento, citou o abandono de animais e a necessidade de conversar sobre conscientização. “É um trabalho de longo prazo, antes de punir, temos que prevenir, conscientizar”, salienta Kadu.

Já Anderson Ribeiro abordou, inicialmente, o que são considerados maus-tratos aos animais hoje em dia, e, após, trouxe dados. Entre eles o que chama atenção é o alto índice de abandono no país, onde existem 101 milhões de cães e gatos e 10,1 milhões deles vivem em situação de abandono. “Lugar de animal sadio não é no canil”, disse o palestrante, alegando que canis são o lugar para ajudar animais feridos ou debilitados.

Ainda nesse assunto, Anderson apresentou o “C.E.T.D”, método usado no canil de sua cidade, que consiste em Captura do animal, Esterilização, Tratamento e Devolução, assim, além de evitar superlotação no canil, o animal tratado não ocupa o lugar de um necessitado, que pode precisar vaga.

Outro tema abordado foi a castração, que Anderson pontuou como indispensável. “Castrar é um ato de amor ao pet”, pois todo animal abandonado é fruto de um que não foi castrado.

Últimas Notícias

Destaques