Guilherme Schaefer, diretor técnico do projeto, já conduziu parte do plantio na cidade. FOTOS: DIVULGAÇÃO

ARBORIZAR. 50 mudas serão plantadas na Osvaldo Aranha, na João Pessoa e na Júlio Renner

Projeto que une empresas e entidades para plantar árvores pela cidade, o Arborizar chega em sua segunda fase em Montenegro. Nessa etapa, serão plantadas 50 mudas – entre ipês amarelos, pitangueiras e araçazeiros – nas ruas Osvaldo Aranha, João Pessoa e na Avenida Júlio Renner. Fachin & Ferla Contabilidade, MB Bike Shop, Polo Films e Vibra patrocinam essa edição.

“As primeiras mudas já foram plantadas, e o restante do plantio irá ocorrer pelos próximos seis meses, após a estação quente, pois as temperaturas fortes dificultam a adaptação e sobrevivência das mudas”, explica Guilherme Schaefer, diretor técnico do projeto. Ele destaca que a primeira etapa, executada entre o fim de 2019 e o início de 2020, também em pontos da Osvaldo Aranha, da João Pessoa e ainda na rua Buarque de Macedo, foi um sucesso. “As mudas tiveram excelente adaptação e seguem se desenvolvendo muito bem. E o mais satisfatório foi a aprovação das pessoas que transitam pelos bairros beneficiados; que comentam os benefícios que as árvores irão trazer aos locais em que foram plantadas”, pontua. As mudas que necessitarem de restauração serão restauradas nessa etapa.

O Arborizar tem sede em Canoas e foi criado ainda em 2016, tendo Novo Hamburgo como a cidade piloto. Já alcançou Estância Velha, Ivoti e Cachoeirinha; e veio à Montenegro no fim de 2019, sendo o quinto município gaúcho contemplado. Além do plantio, a equipe por trás da iniciativa também realiza ações de conscientização ambiental junto a escolas. A primeira edição contou com o patrocínio das empresas CVC, Fachin & Ferla, JBS, Polo Films, Vargas e Vibra. Na sistemática do projeto, são as organizações que abraçam a iniciativa e, em troca, ganham o espaço das mudas, com plaquinhas para a divulgação de suas marcas. Toda a manutenção – nos primeiros seis meses, até a consolidação da muda – é feita pelo Arborizar.

“Nós fomos procurados pelo pessoal para fazermos parte desse rol de parceiros. Aí, eu conheci mais dele como pessoa e como empresa e fui ver o quanto é legal esse projeto; o quanto é literalmente plantar uma sementinha para o nosso futuro”, destaca João Teixeira, gerente da MB Bike Shop, em seu primeiro ano de Arborizar. “O mais importante é a iniciativa de educar e conscientizar a nossa comunidade de que é válido e extremamente importante preservar e fomentar o nosso meio ambiente. Uma cidade arborizada é uma cidade viva, uma cidade bonita. Se tivessem mais iniciativas como essa, com certeza, a gente estaria bem melhor.”

Deixe seu comentário