Atividades fazem parte da semana de aniversário de Montenegro e comemora o Dia Internacional da Dança, dia 29

Um projeto de extensão do curso de Licenciatura em Dança da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs) pretende integrar a comunidade e comemorar o Dia Internacional da Dança (29), data instituída pela Unesco em 1982. Intitulada “Dia Mundial da Dança: intervenções performáticas e ações formativas”, a ação objetiva, também, oportunizar e democratizar a dança através de aulas, oficinas e intervenções.

De acordo com a docente do curso e uma das envolvidas no planejamento deste ano, Juliana Vicari, anualmente, desde 2002, há a realização do evento pela Uergs. “Era um projeto menor, realizado apenas em uma noite. Com o passar do tempo, ele se ampliou, também pelo engajamento dos alunos. E, de certa forma, valida mais a profissão da dança e as artes em geral. Através dele, podemos mostrar ao público todo o trabalho que realizamos dentro da instituição. Abrimos um pouco as portas”, relata.

Com realização na semana de aniversário de Montenegro, nos dias 2, 3, 4 e 5 de maio, o projeto contará com programação diversificada e gratuita. “E essa programação faz parte dos eventos comemorativos do aniversário da cidade. Mandamos para o Departamento de Cultura a solicitação de integrar as ações. E haverá desde aulas abertas para a comunidade, ministradas por nós, professores do curso, até oficinas para crianças e adolescentes de escolas públicas”, explica.

Formada em Dança pela Uergs, Juliana informa que, atualmente, a graduação integra aproximadamente 80 alunos. “Todos esses estudantes estão envolvidos direta ou indiretamente do evento, seja participando de intervenções, das oficinas… Com as ações, os alunos têm a oportunidade de se apresentar, vivenciar a prática da dança de uma forma profissional. E temos a oportunidade de compartilhar, dialogar com a comunidade dobre a realidade do município, todo o conhecimento que é produzido lá dentro. Legitimar o trabalho em arte”, pontua Juliana.

Programação que ocorrerá na Fundarte
Dia 2: 19h – Aula aberta de Acrobacia, com professor Giuliano Andreoli, na sala 7
Dia 3: 19h – Aula aberta de Improvisação e Análise de Movimento, com a professora Juliana Vicari, na sala 34
Dia 4: 17h – Intervenção performática em frente à Fundarte/Uergs
19h – Intervenção performática em frente à Fundarte/Uergs
19h30min – Corpo dissenso: estratégias de curadoria do comum no século XXI – Palestra de Bruno Parisoto, na sala 7
21h – Jam session de dança, na sala 7
Dia 5: 9h – Oficina de dança para crianças (de 7 a 11 anos), na sala 52*
– Oficina de dança para adolescentes (12 a 16 anos), na sala 07*
10h30min – Intervenção performática de acadêmicos da Uergs/Dança na Fundarte, no Teatro Therezinha Petry Cardona
11h – Oficina de dança para crianças (de 7 a 11 anos), na sala 52*
– Oficina de dança para adolescentes (12 a 16 anos), na sala 7*
12h – Encerramento

* As Oficinas de dança são voltadas para alunos(as) de escolas públicas de Montenegro. Será aberto um percentual das turmas para inscrições por email: vicarijuliana@gmail.com.

Deixe seu comentário