O Festival Brasileiro de Música Intimista (FBMI) volta a Montenegro em 5 de junho, Dia Internacional do Meio Ambiente. O evento promovido pela Secretaria de Educação e Cultura de Montenegro (Smec) acontecerá a partir das 17h, na Estação da Cultura, com entrada franca. Voltado para diferentes gerações – englobando música infantil, MPB, samba-rock e reggae – a programação inclui shows em formato intimista e oficinas de musicoterapia.
Fora do palco, o show é educativo, com ações socioambientais sendo realizadas na Rede Municipal de Ensino. Essa programação, que se estende ao longo da próxima semana, foi aberta nessa quinta-feira, 26, na Escola Municipal Carlos Frederico Schubert, no bairro Faxinal. A comunidade recebeu a oficina de musicoterapia “Música Socioambiental nas Escolas”. Em seguida, tiveram “palhinha” dos músicos Paulo Otávio “Supersoul”, Marcelo Ohlweiler e Lorenzo Metz.
O Festival tem como objetivo proporcionar conexões, valorizando talentos da cena local e a música feita no Vale do Caí. E enquanto traz lazer, aproveita para chamar a atenção para causas ambientais. Em especial, focará no aquecimento global e a problemática dos resíduos sólidos urbanos.
Na edição passada, o FBMI resgatou a música popular gaúcha. Em 2022, o resgate é da MPB feita para crianças, reunindo no show “O Som das Crianças” repertório de Saltimbancos e a Arca de Noé, entre outros. No palco estarão os multi-instrumentistas guitarrista e professor na Fundarte Marcelo Ohlweiler; contrabaixista carioca Vinicius Giffoni e o baterista Lorenzo Metz.
Os artistas homenageados nesta edição serão as musicistas terapeutas Anelise Kindel e Rosangela dos Santos – a “Zanza” -, por sua trajetória e pioneirismo na musicoterapia no Vale do Caí. Também haverá show da banda de reggae Canalize e do anfitrião Paulo Otávio “Supersoul”, artista formado em Montenegro e que cultiva longa trajetória na música nacional.
Programação pré-evento
Dia 27 de maio – sexta-feira
-18h – Live Paulo Otávio Supersoul, repertório autoral e sucessos da MPB Soul. Pelo Facebook Festival Intinista e Insta FBMI – @fbmi2022;
-19h: “Música Socioambiental nas Escolas”, dinâmica para professores e estudantes sobre vivência em torno da música e da educação ambiental, com Paulo Otávio Supersoul, Anelise Kindel e Marcelo Ohlweiler;
Dia 28 de maio – sábado
16h – Live “Música Comunitária e Formação de Orquestras”, com Rosangela dos Santos, Paulo Otávio e Marcelo Ohlweiler.
*27 de maio e dia 3 de junho tem “Ação de Plantio de Mudas de Árvores Nativas”, no perímetro urbano de Montenegro. No domingo do Festival será na Estação da Cultura, com distribuição de mudas ao público.