De segunda a sexta-feira, das 16h às 17h30, a tela da TVE, emissora pública do governo do Estado, abre espaço para aulas do programa Pré-Enem. A iniciativa surgiu em 2020 em razão do déficit educacional criado pela pandemia de Covid-19. Entre os professores que fazem parte do projeto este ano está o montenegino Ezequiel Adriano de Souza, 34, que leciona a disciplina de artes visuais.
Formado pela Uergs, Ezequiel conta que escolheu trabalhar com a educação por acreditar no seu poder transformador. “Eu enxergo que a transformação da cidade, um futuro de igualdade e de justiça social passa pela sala de aula. Acho que é importante ter uma escola pública com um ensino de qualidade, então por isso eu fui pra licenciatura”, destaca. Atualmente o professor trabalha com estudantes do 6º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio na EEEM São José do Maratá, em Salvador do Sul, além de uma instituição da rede privada no município de Feliz.
Para participar do projeto Pré-Enem, Ezequiel teve que passar por uma seletiva e um processo de formação. “O governo do Estado abriu inscrição para professores de todas as áreas. Então fiz a inscrição, participei de uma entrevista e tivemos um dia todo de formação. Depois saiu o resultado final da seleção, quando os professores aptos passam a preparar aulas junto de um curador”, relata. Para o professor, a participação no programa é uma oportunidade de falar de arte para estudantes de todo o Estado.
Desde o início do ano Ezequiel tem gravado aulas para o Pré-Enem. Ele destaca que tem recebido um feedback muito positivo, tanto dos alunos que estão se preparando para o Enem como de outras pessoas que acompanham o programa. “A gente tem recebido o feedback não só de estudantes que estão se preparando pro Enem, mas também de pessoas que estão fazendo outras provas e usam as aulas pra se preparar pra isso”, conta. Ezequiel destaca ainda que o conteúdo também é válido para as pessoas que estão em casa e tem a possibilidade de resgatar um processo de aprendizagem. “Eu acho o projeto sensacional, ele tem tido um alcance muito bacana”, diz.
Além do canal aberto da TVE, o conteúdo pode ser acompanhado através do YouTube da Seduc. São três aulas diárias de 30 minutos, que trazem as disciplinas do currículo da rede estadual de ensino.
Conforme Ezequiel, as aulas sempre apresentam uma questão de exames do Enem pra debate e o desenvolver do assunto pra que o estudante esteja qualificado na hora da realização da prova. As transmissões contam com participação de tradutoras da Língua Brasileira de Sinais (Libras), que garantem acessibilidade a todos os encontros. “O projeto é de preparação para os nossos estudantes conquistarem uma vaga na universidade, mas também acaba levando a aprendizagem pra dentro das casas das pessoas. Então estar participando disso e representando nossa região é muito bacana”, conclui o professor. (WM)