Já faz alguns dias que o sol surge mais cedo e, pelas ruas, as cores e o cheiro das flores podem ser percebidos facilmente. É a Primavera chegando. Oficialmente, a nova estação começa às 4h50 desta segunda-feira, dia 23 de setembro. Para quem está cansado do frio, a notícia é boa. Na última semana deste mês e nos primeiros dias de outubro, os termômetros devem registrar temperaturas mais amenas. A chance de frio intenso e de fortes calorões é pequena.

De acordo com a meteorologista Graziela Gonçalves, do instituto Clima Tempo, a nova estação vem acompanhada de chuva ao Vale do Caí. Segundo ela, outubro terá volume maior de precipitações que o registrado até aqui. “As frentes frias perdem forças e as massas de ar frio serão menos frequentes, pois o Oceano Atlântico tem águas frias, o que ‘segura’ as massas, que acabam avançando com pouca intensidade à região Sul”, revela.

Os calorões serão mais comuns a partir de novembro, quando há tendência de chuva abaixo da média. “Haverá bastante sol e calor. Em 2018, as temperaturas não se elevaram tanto na Primavera quanto subirão em 2019”, projeta Graziela. Para dezembro, a previsão é de muita chuva. E quem sofre com o calor, já pode comprar o condicionador de ar. “As temperaturas devem ficar acima do esperado, com calor bastante significativo”, acrescenta a meteorologista. Também é alto o risco de temporais.

Em boletim atualizado em 12 de setembro, o órgão americano de Meteorologia e Oceanografia (NOAA) já havia mantido a previsão de neutralidade no Pacífico durante a Primavera e Verão brasileiros. Ou seja, em 2019, a temperatura do oceano não será alta ou baixa suficiente para o aparecimento de fenômenos El Niño ou La Niña.

Deixe seu comentário