Projeções de modelos meteorológicos para a virada da estação no Estado apontam áreas propensas ao frio intenso e com possibilidade de geada . Imagem de satélite: Climatempo

Troca de estação. Forte massa de ar polar dividirá espaço com sol no dia 22

A Primavera começa às 10h31min de 22 de setembro, terça-feira. Todavia, o Inverno deve resistir à despedida. A previsão do Instituto Climatempo é que a entrada de uma grande e forte massa de ar frio de origem polar vai causar queda na temperatura, com registro de geada no Sul do Brasil.

Segundo análises projetadas nas simulações atmosféricas, tudo parte de uma frente fria severa que vai avançar ao largo da costa no sábado, dia 19. Um sistema que, ao menos, não conseguirá provocar volumes de chuva muito expressivos. A sensação de frio intenso será percebida, principalmente, entre os dias 19, 20 e 21, seguindo até dia 23. As mínimas serão abaixo dos 5ºC e existem condições para eventos de geada em diversas regiões do Estado.

Mas antes desta frente fria entrar no Brasil, dois outros sistemas frontais estão influenciando áreas do Sul e Sudeste. Todavia, não tiveram força para vencer a forte massa de ar seco e quente que predomina no país. No domingo, 20 de Setembro, haverá sol e céu limpo, e termômetros que não passarão dos 18ºC. Cenário que se repetirá na primeira manhã de Primavera.

Deixe seu comentário