Moradores da estrada Morro Montenegro entraram em contato com a reportagem do Ibiá para relatar problemas em uma pequena ponte de madeira que preocupa quem transita por ela. As tábuas estão degradadas e se movem quando algum veículo passa por cima. No dia em que a reportagem esteve no local, foi registrada a presença de veículos pesados ao longo da estrada.
Fátima Regina da Silva, 44 anos, é produtora rural e diz que o esposo e o filho utilizam a estrada todos os dias. Além disso, a mulher se preocupa com o ônibus do transporte escolar que passa diariamente sobre a ponte. “Aqui passa o ônibus com as crianças três vezes por dia. Nas duas entradas da estrada arrumaram, mas na metade, perto do morro, não chegaram a fazer nada”, afirma a moradora.
De acordo com Fátima, a ponte atualmente não possui mais serventia, pois antigamente era utilizada para a passagem de gado, que subiam para o alto nos dias de cheias do rio Caí. “A cada três ou quatro anos tem que arrumar a ponte, porque sempre estraga”, acrescenta.
O que diz a prefeitura?
Em resposta aos questionamentos da reportagem, o secretário de Desenvolvimento Rural, Estevão Carpes, diz que obras de alargamento, envaletamento e terraplanagem da estrada pública foram feitas. “Retornaremos ao local para terminar os serviços. O pessoal de pontes e bueiros irá até lá para consertar a ponte”, afirma o comunicado.
O secretário confirma que se trata de um antigo passador de gado. “Já entramos em contato com o proprietário para solicitar a troca da ponte por canalização com tubos de metro”, diz.