Tenda Digital do Polivalente já está disponível. Foto: divulgação Polivalente

Literatura. Incentivo à leitura é um dos objetivos do projeto da escola

O Dia Internacional do Livro é comemorado nesta sexta-feira, 23. Pensando nisso, profissionais do Colégio Estadual Dr. Paulo Ribeiro Campos, o Polivalente, desenvolveram um projeto relacionado à prática da leitura em tempos de pandemia.

A Tenda Digital de Livros do Polivalente já está à disposição dos alunos e conta com diversas obras digitais em Língua Portuguesa e Inglesa, com autores renomados da literatura nacional e estrangeira.

A Tenda Digital é uma sala virtual específica no Google Classroom, plataforma onde os alunos podem acessar com seus e-mails, em qualquer horário do dia, para conferir cerca de 45 livros em Português e 25 em Língua Inglesa. Além de promover o incentivo à leitura dos jovens, a escola busca oferecer a oportunidade dos estudantes terem um livro para chamar de “seu”, através de um sorteio que será realizado nesta semana.

Na sexta-feira, dia 23, a escola vai publicar o resultado do sorteio em sua página no Facebook. O sorteio é realizado em parceria com a Livraria Intelectual e com a Loja Clip de Montenegro, que estão doando livros ao Polivalente.

Uma das idealizadoras do projeto, a professora de Língua Inglesa do Polivalente Ketiele Rutsatz reforça os objetivos da iniciativa e destaca que os alunos já estão aproveitando a novidade.

“Buscamos incentivar a prática da leitura e também impulsioná-los a buscarem conhecimento e cultura além daquilo que nós oferecemos ou disponibilizamos em aula. Eles são os protagonistas. Temos recebido muitos relatos dos próprios alunos em relação às escolhas de leitura. Tem sido uma troca de experiências muito edificante”, exalta.

Professora Ketiele Rutsatz. Foto: arquivo pessoal

Ketiele frisa que a ideia da Tenda Digital surgiu com base nas próprias aulas remotas de Língua Inglesa. A proximidade com a data comemorativa do Dia Internacional do Livro foi um impulso para que o projeto fosse colocado em prática.

“Aprecio muito a literatura brasileira e estrangeira. Procuro incentivar meus alunos a arriscarem experiências no idioma também através da literatura. Como nos aproximamos desta data, pensei em disponibilizar um canal para os estudantes da escola terem acesso aos livros – digitais, gratuitos, de autores renomados”, salienta a professora.

Além dos alunos do Polivalente, a população em geral também está convidada para acessar a Tenda Digital de Livros e ter contato com os livros e com a cultura trazida por eles. Basta acessar o Google Classroom, com qualquer e-mail pessoal, digitar o código da sala que se encontra na página da escola no Facebook – isso também vale para os alunos – e ingressar.

Há um acervo de livros selecionados em Português e Inglês que podem ser acessados. A Tenda ficará disponível por tempo indeterminado, e a escola vai acrescentar mais obras em breve.

“Nosso retorno presencial às aulas ainda é incerto, devido aos furtos que a escola sofreu (e também à pandemia), mas estamos buscando, da melhor maneira possível, atrair os estudantes para absorverem o melhor deste período em que estamos enfrentando”, completa Ketiele.

Deixe seu comentário