Comunidade Evangélica

Natural de Santa Catarina, ele atuava antes em Brochier

O pastor Charles Werlich, 36 anos , assumiu a Comunidade Evangélica de Montenegro (IECLB), após a saída do pastor Márcio Simões da Costa. Apesar de já estar atuando na cidade, o culto de instalação oficial ocorrerá neste domingo, 3, na Igreja da Ressurreição, localizada na rua Fernando Ferrari. Com início marcado para as 19h, o culto contará com a presença da pastora Sinodal do Sínodo Nordeste Gaúcho, Tânia Cristina Weimer; pastores do Núcleo Vale do Caí e convidados (ecumene e lideranças da cidade).

Charles é natural de Águas Mornas, Santa Catarina, da localidade de Santa Isabel, que relembra ser a terceira colônia alemã do estado, onde também é localizado o primeiro templo luterano onde foi batizado, confirmado e ordenado pastor da IECLB. Sua caminhada iniciou no berço familiar e na inserção na comunidade desde criança, através do Culto Infantil. Desde cedo, Charles tocava teclado nos cultos, ingressando em vários eventos religiosos musicais, por isso, aprendeu a tocar alguns instrumentos, como teclado, violão, gaita e sopros. Além disso, também participou de corais. “Gosto de música e Deus me deu o dom da música”, destaca.

O pastor também participou do grupo de jovens e ingressou na Faculdade Luterana de Teologia, em São Bento do Sul, iniciando os estudos. Em 2005, fez estágio intensivo na Paróquia Evangélica de Confissão Luterana em Alfredo Wagner, concluindo os estudos em 2006. Em 2007, realizou o processo de provas e bancas na igreja e, aprovado, iniciou o Período Prático de Habilitação ao Ministério (PPHM) no mesmo ano em Sapiranga, já no Rio Grande do Sul, na Paróquia Ferrabraz. No local, conheceu a esposa Cristiani Jahnke Werlich, com quem é casado há 13 anos.

Aprovado no PPHM, foi enviado pela igreja em 2009 para atuar na Comunidade Evangélica em Teófilo Otoni, Minas Gerais, que possui uma área missionária. Em 2012 assumiu a Paróquia Evangélica de Confissão Luterana em Linha Pinheiro Machado, em Brochier, onde atuou por dez anos. Foi na cidade que nasceram os filhos Isaque e Isabela. Ainda em Brochier, foi homenageado com o Título de Cidadão Brochiense em 2020. Com a vinda para Montenegro, o pastor Hervig Bühler está realizando o trabalho de substituição no município de Brochier até o mês de junho, quando o novo pastor deverá assumir a paróquia.

Expectativas para Montenegro
Atualmente, em Montenegro, junto ao pastorado, Charles ainda ocupa a função de pastor Vice Sinodal do Sínodo Nordeste Gaúcho. Na cidade, as expectativas são as melhores. “Meu desejo é poder desenvolver laços e relações que promovam o Reino de Deus entre nós. Desejo que as pessoas permaneçam unidas, mesmo com suas diferenças”, destaca. Para ele, a comunidade é o local onde os diferentes se encontram, com suas alegrias e dificuldades. “O que nos une e permite este encontro, é o olhar focado em Jesus Cristo, o centro e o motivo da vivência da fé. Desejo que este olhar em Cristo seja promovido e exaltado, que as pessoas se animem para a caminhada cristã e sejam a diferença nos lugares onde atuam e vivem”, pontua.

Charles relembra que o trabalho pastoral não se restringe apenas aos muros da comunidade. “Tudo o que semeamos e desenvolvemos visa acompanhar as pessoas no seu dia a dia, ou seja, elas levam “para fora” aquilo que internamente é anunciado e motivado”, afirma. “Pretendo trabalhar a fim de fortalecer as pessoas para a vida, motivando-as e alimentando a esperança a partir do Evangelho confiado a Igreja pelo nosso Senhor Jesus Cristo”.

O pastor assumiu em Montenegro no dia 8 de março, mas, esse tempo inicial foi de observação e interação. Ele pontua que está conhecendo diversos departamentos da comunidade como Culto Infantil; Missão Criança; Ensino Confirmatório; Adolescentes e Jovens; Ordem Auxiliadora das Senhoras Evangélicas (Oase); Grupo Diaconal Mãos que Servem, entre outras. “Em cima das observações, vamos montar e executar um projeto de trabalho, em diálogo com diretoria e departamentos”, finaliza.

Deixe seu comentário