Quem viaja a região Metropolitana diariamente deve sentir, a partir da próxima quinta-feira, 1º de junho, o aumento do valor no transporte intermunicipal. Isso porque a tarifa dos 33 municípios da região e Porto Alegre terá um reajuste de 6,24% a partir da data.

O reajuste vale para as viagens de 22 empresas de ônibus que saem de uma cidade e terminam o trajeto em outra dentro da região Metropolitana. O valor final varia conforme a linha. Quem sai de Montenegro e tem como destino Porto Alegre, por exemplo, enquanto hoje paga R$ 12,95 (linha comum), a partir de junho, terá que desembolsar R$13,75.

O aumento corresponde a inflação do período mais uma percentual referente a demora na aprovação do reajuste no ano passado. No ano passado, o reajuste nas tarifas dos ônibus intermunicipais dói de 14,87%, enquanto em 2015 foi de 10,51%. Este ano, o reajuste foi menor devido a queda de 20% no número de passageiros que utilizam o transporte. Somente no ano passado, a quantidade de viagens feita por dia caiu de 450 mil para 420 mil.

Fazem parte da região Metropolitana os Alvorada; Araricá ; Arroio dos Ratos; Cachoeirinha; Campo Bom; Canoas; Capela de Santana; Charqueadas; Dois Irmãos; Eldorado do Sul;Estância Velha; Esteio; Glorinha; Gravataí; Guaíba; Ivot; Igrejinha; Montenegro; Nova Hartz; Nova Santa Rita; Novo Hamburgo; Parobé; Portão; Rolante; Santo Antônio da Patrulha; São Jerônimo; São Leopoldo; São Sebastião do Caí; Sapiranga; Sapucaia do Sul; Taquara; Triunfo e Viamão.

O aumento foi autorizado na última quinta-feira pela Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Estado (Agergs).

Deixe seu comentário