ONG promove bingo na Hospedaria Carvalho

Ação da Tribos promoveu integração entre jovens e idosos

Vovôs e vovós moradores da Hospedaria Carvalho, no bairro Santo Antônio, receberam uma visita que alegrou a tarde desta quarta-feira. Um grupo formado por adolescentes e educadores do Abrigo Menino Jesus de Praga, membros da Tribos Parceiros Voluntários, esteve no local para um momento de integração, promovido por meio do bingo.

Conforme a coordenadora das Tribos de Montenegro, Hedi Thomsen, a iniciativa é realizada uma vez por mês em cada uma das casas de idosos da cidade. O objetivo da ação é levar distração e promover alegria entre os moradores. Na Hospedaria Carvalho, as ações já ocorrem há três anos. Nesse período, Hedi destaca que notou mudanças no comportamento dos hóspedes. “Mudou a sociabilidade. Eles estão mais amigos e companheiros. Acho que estão felizes por morar aqui”, comenta.

Ana Lúcia de Carvalho, 48 anos, coordenadora da casa há cinco anos, relata que quando os moradores ficam sabendo que terá bingo já ficam ansiosos aguardando as visitas. “Eles gostam de receber o pessoal das Tribos. A reação deles é de alegria quando acontece essa atividade”, conta.
Educadora do Abrigo Menino Jesus de Praga, Normi Maria Pellenz, 56 anos, afirma que a atividade também resulta em benefícios para os jovens voluntários. Segundo ela, os dois grupos possuem em comum o fato de não morarem com suas famílias, o que cria uma certa identificação e facilita a aproximação entre os jovens e o público da terceira idade.

José Elício Eckel, 58, se divertiu jogando bingo com a turma. Ele conta que sempre que há jogo deixa de lado tudo que está fazendo para se juntar aos amigos. Além da distração proporcionada pelo encontro com os voluntários, ele também aprecia os brindes distribuídos para os vencedores das partidas. “Sempre tem prêmios que servem bem pra gente”, elogia Seu José.

Quem também gosta de ganhar brindes é Everson Luís Pinotti, 61. Ele orgulha-se em contar que em uma das ações chegou a vencer cinco partidas. Um pacote de bolachas foi o prêmio que mais apreciou.

Brindes são oriundos de doações
A coordenadora das Tribos de Montenegro, Hedi Thomsen, conta com o apoio de empresas da cidade para conseguir os mimos que são entregues aos vencedores das partidas de bingo. Desta vez, ela recebeu a doação de R$ 100,00 da Farmácia Montenegro e desconto na compra de sabonetes nas Lojas Americanas.

Além do material de higiene, ela comprou balas e bolachas que foram usados para montar kits.
A cada mês, Hedi tem o desafio de conseguir mais donativos. Por isso, ela diz que quem quiser contribuir pode entrar em contato pelos telefones (51) 3632-2464 ou 981113383.

Jovens voluntários fazem novas amizades

Idosos e adolescentes estreitam laços de amizade durante as partidas de bingo

Eduardo Nascimento,14, e Murilo da Silva,13, fazem parte do grupo de tribeiros do Abrigo Menino Jesus de Praga. Há quatro anos ambos receberam o convite de Hedi para fazer trabalhos voluntários. Desde então estão cada vez mais felizes com as ações desenvolvidas.

Eduardo acredita que o contato com os idosos serve de estímulo para que se mantenham animados. “Vir aqui é legal para motivá-los a sair da rotina. É emocionante brincar com eles”, conta o menino. Ele afirma que existe reciprocidade de carinho entre os voluntários e os moradores da casa. “É bom fazer eles felizes, porque eu também fico contente”, comenta.

Toda a alegria e satisfação relatadas por Eduardo é partilhada pelo colega Murilo. “Fiquei mais feliz depois que virei tribeiro”, revela o garoto.

Últimas Notícias

Destaques