Números na Saúde são para ligar um “Alerta”

O mês de maio registrou recorde de atendimentos na Saúde Básica de Montenegro. Na comparação com a média do primeiro quadrimestre (janeiro a abril), a quantidade de pessoas recebidas na Secretaria e nos postos teve aumento de 37%.

De acordo com os dados da pasta, nos quatro primeiros meses de 2022 um total de 27.330 montenegrinos foram acolhidos a cada 30 dias, nos 17 serviços. No mês seguinte este número aumentou para 37.324 pacientes. A maior variação foi registrada na unidade de Pronto-Atendimento 24 Horas, junto à Secretaria, na Via II – Senai. De janeiro a abril a média mensal foi 3.323 atendimentos. Em maio o número saltou para 9.061.

Entre as variantes que explicam este aumento está, primeiramente, o frio. Ele chegou cedo, severo e com muita umidade. As principais vítimas são as crianças e os idosos.

E neste ano a Secretaria Municipal da Saúde lida ainda com um surto de Dengue. Muitos montenegrinos têm procuram os postos com sintomas como febre, fraqueza e dor nas articulações. E assim, até está semana já foram confirmados 262 casos da doença transmitida por um mosquito.

As informações foram divulgadas nesta manhã de terça-feira, dia 5, pela Assessoria de Comunicação da Prefeitura.

Covid-19 também volta a preocupar
Na segunda-feira, 04, o Município já havia alertado a população a respeito de um aumento de contaminações, internações e mortes por Covid-19. Na semana passada três pessoas morreram vítimas da doença. E a quantidade de internados também cresceu, sem haver baixa nos casos semanais.

A situação faz com que a Secretaria de Saúde reforce o pedido para que a população tome as medidas necessárias para a não proliferação do vírus, com uso de mascara em ambientes fechados e higiene das mãos. De acordo com a Vigilância Epidemiológica, neste momento, não está havendo um aumento de casos, mas os números expressivos estão se mantendo altos.

Por semana uma média de 200 novos casos estão sendo registrados em Montenegro. Na última foram contabilizados 186. O número de internados registra principalmente a entrada de idosos nos hospitais. Na última semana, oito pessoas foram hospitalizadas com Covid em Montenegro. No período anterior havia apenas três.

Últimas Notícias

Destaques