Para evitar aglomerações, tradicionais tapetes não serão confeccionados novamente
Uma das datas mais importantes para os cristãos, o Corpus Christi será celebrado nesta quinta-feira, 3. Todos os anos, a procissão com os tradicionais tapetes coloridos feitos com serragem enfeitam as ruas por onde o Santíssimo passa, levando alegria, esperança e amor às comunidades. Entretanto, pelo segundo ano consecutivo a celebração será realizada de forma motorizada pelas comunidades do Centro e do interior de Montenegro, devido à pandemia do novo coronavírus.
A procissão ocorrerá após a missa, que inicia às 9h, na Catedral São João Batista. A passagem do Santíssimo pelas ruas do Centro e do interior tem como ponto de partida a Catedral. A procissão motorizada na cidade inicia na Olavo Bilac e segue pela rua Assis Brasil (confira o trajeto completo no mapa abaixo). Já a procissão no interior começa na Cel. Antônio Inácio, e tem sequencia pela rua 14 de Julho. Além disso, às 18h30 será realizada também celebração na Catedral. Ambas as missas terão transmissão pela página do Facebook da paróquia @catedralmontenegro.
Na Timbaúva, será celebrada uma missa às 9h na Paróquia Sagrado Coração de Jesus, e ao invés de procissão será elaborado um tapete no corredor central da Igreja, forrado com alimentos não perecíveis que forem doados pelos fiéis. Fica o convite para que todos que participarem colaborem com doações.
Todos os alimentos serão distribuídos posteriormente pela ação caritativa da comunidade.
Celebrações também pela região
Assim como ocorre em Montenegro, pelo segundo ano consecutivo, as celebrações de Corpus Christi na região serão impactadas pela pandemia do novo coronavírus. Em Pareci Novo, a Paróquia São José realizará missa às 10h, na igreja matriz – que, por protocolos de prevenção, pode receber 25% da sua capacidade. Após, se não chover, haverá uma procissão até a Rua Coberta Oregino José Francisco, junto à Praça Municipal Miguel Arraes. Em ambos os atos devem ser respeitadas orientações como o uso de máscara e o distanciamento social. Não haverá transmissão ao vivo da missa.
Em Brochier, a Paróquia São João Batista realizará missa às 15h, na igreja matriz. Até 100 pessoas poderão acompanhar o rito no local, mas há o incentivo para que a comunidade acompanhe o momento de forma remota através de transmissão pela página da paróquia no Facebook ou pelo dial da Rádio Brochier. Não haverá procissão, havendo apenas a montagem de tapetes na área interna da igreja matriz. A paróquia também incentiva a comunidade a realizar a doação de alimentos, seja no momento da missa ou durante a semana na secretaria.
A Paróquia São Miguel, de Maratá, realizará missa na igreja matriz às 8h. O público presente deverá respeitar os protocolos vigentes. Não haverá transmissão ao vivo do culto. Também não ocorrerá procissão.
Na Paróquia São João Nepomuceno, da qual a comunidade católica de São José do Sul faz parte, haverá missa na igreja matriz, localizada em Harmonia, às 15h. Pessoas que participarem do rito deverão respeitar os protocolos restritivos para inibir a propagação do novo coronavírus. Após a missa haverá procissão motorizada pelas ruas do Centro de Harmonia. O encerramento ocorrerá com uma bênção em frente ao posto de saúde. (ARH)