Músico conquista três prêmios em concurso nacional

O artista montenegrino Tomas Haushahn conquistou três prêmios no X Concurso Nacional de Violão Fred Schneiter. A premiação aconteceu nesta semana, no Rio de Janeiro. Aos 23 anos, o artista, que ainda vive em Montenegro e tem formação na Fundarte, estuda na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em Porto Alegre.

Ao Jornal Ibiá, Tomas Haushahn contou que o instrumento entrou em sua vida na infância e em casa. “Meu primeiro contato com o instrumento foi com um velho Di Giorgio que meu pai tinha. Portanto, uma escolha natural”. Na adolescência, teve aulas de guitarra e violão na Fundarte. “Instituição que tenho muito orgulho de fazer parte”, reforça.

Com a profissionalização musical, o jovem talento foi sendo direcionado para o violão clássico. Em 2019 concluiu o curso básico de música da Fundarte, sob orientação de Thiago Kreutz. Hoje cursa o Bacharelado em Música (violão como instrumento) da UFRGS sob orientação do doutor em música Daniel Wolff.

As etapas semifinal e final do Concurso Nacional foram realizadas de maneira presencial, no Rio de Janeiro. O montenegrino estava entre oito fortes candidatos na semifinal, que selecionou cinco à final. A premiação acontece em cinco categorias: melhor intérprete da música de Vicente Paschoal; melhor intérprete da música de Fred Schneiter; além de terceiro, segundo e primeiro lugar. “Eu tive a felicidade de receber três das premiações disponíveis”, comemora. Ele venceu em Melhor Intérprete da Música de Vicente Paschoal; Melhor Intérprete da Música de Fred Schneiter e o Primeiro Lugar geral. (RE)

Últimas Notícias

Destaques