Sexo seguro. Com distribuição de materiais informativos e preservativos, campanha objetiva prevenir a saúde
Neste Carnaval, a Secretaria Municipal de Saúde estará à disposição da comunidade para o esclarecimento de dúvidas quanto à prevenção de doenças. Além disso, o órgão disponibilizará materiais informativos para os locais que realizarão eventos, neste sentido, na região. A ação segue a linha do Ministério da Saúde, que elenca essas medidas como tema de campanha de Carnaval.
A assistente social Ana Paula Martins e a enfermeira Helena Maichrzak, ambas da SMS, destacam que os promotores de eventos de Carnaval, que tenham interesse no material informativo da Secretaria, devem fazer o pedido por meio do e-mail [email protected].
Essa será uma forma dos organizadores alertarem os foliões sobre os riscos das relações sem proteção. O governo federal inclusive propõe a população a “prevenção combinada”, que tem como proposta englobar diferentes métodos importantes de precaução que abrangem, além do uso de preservativo feminino ou masculino, ações com diagnóstico e tratamento das infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), testagem rápida, profilaxia pós-exposição sexual ao HIV, imunizações para HPV e hepatite B, entre outros.
Segundo as profissionais do Município, a realização da testagem rápida, por exemplo, é um elemento importante da prevenção, pois, a partir dela, é possível conhecer o estado sorológico da pessoa e adotar medidas adequadas para a atenção em saúde.
Quando a pessoa realiza o teste e o resultado é positivo, a mesma é encaminhada para um serviço especializado no município para iniciar tratamento sem precisar passar por fila ou espera. Se o resultado for negativo, a pessoa é orientada a continuar se protegendo por meio das medidas preventivas de escolha, ou seja, continuar usando preservativo feminino ou masculino, que ainda é a principal e mais eficiente maneira de se evitar os males transmitidos via ato sexual.
A testagem é gratuita e sigilosa. Além disso, está disponível em todos os postos do município mediante agendamento. Os exames rápidos existentes na cidade são de HIV, Sífilis e Hepatite B e C.