Alunos do Programa Jovem Aprendiz do Senac Montenegro promoveram ontem à tardem 3, um brechó solidário, fruto do trabalho desenvolvido durante 1 ano de curso. Um total de 30 estudantes se envolveram no projeto, que teve realização no auditório do Senac, das 14h30min às 17h. Inicialmente, era previsto para que acontecesse na Praça Rui Barbosa. Porém, com a instabilidade no tempo, precisou ser transferido para o anfiteatro.
Com um bom acervo de roupas, calçados e acessórios, a proposta do brechó era arrecadar produtos de higiene e alimentos não perecíveis para doação posterior ao Abrigo Menino Jesus de Praga. A instituição acolhe crianças e adolescentes de zero a 18 anos, em situação de vulnerabilidade social. A comunidade e participantes puderam escolher peças e trocá-las pelos itens disponíveis.
De acordo com a docente e coordenadora da turma, Natali Meneguzzi, o projeto é integrador, solidário e põe em prática todos os aprendizados dos jovens obtidos durante aulas. “Essa é a primeira edição. E os objetivos principais são integrar as técnicas em vendas do curso ao ato solidário, um dos princípios que o Senac preza”, destaca Natali.
Virgínia Lima e Maria Eduarda Milanez, ambas de 16 anos, Milena Gomes, 15 e Leandra Hendges, 17, são estudantes participantes do Programa Jovem em vendas. Organizadoras do brechó, contam que ele fez parte de uma das três etapas propostas no curso e que arrecadaram as roupas para troca entre os próprios alunos. Segundo as jovens essa foi uma possibilidade de colocarem em prática o conteúdo estudado, sendo uma experiência única.
“A primeira etapa no período de aulas foi de estocagem; a segunda de repositor e a terceira o brechó solidário. Foi tipo um trabalho de conclusão. A sugestão veio da professora Natali e, a partir dela,trabalhamos para sua realização”, pontua Leandra.