A Câmara de Vereadores será um dos pontos visitados durante a Caminhada Guiada – Interventura Walk – Descobrindo Montenegro, do dia 17 de agosto. Foto: Arquivo Jornal Ibiá

Todo o mês de agosto terá eventos dedicados à preservação dos patrimônios da Cidade das Artes

O Movimento de Preservação do Patrimônio Histórico e Cultural de Montenegro, que já está há mais de 35 anos na cidade, promove nesse mês de agosto diversas atividades para valorizar o patrimônio existente no Município. Essa é a primeira edição do evento, que tem como ponto alto o próximo sábado, 17 de agosto, em que é comemorado o Dia Nacional do Patrimônio Histórico.

De acordo com o presidente do Movimento de Preservação do Patrimônio Histórico (MPPH), Ricardo Agádio Kraemer, Montenegro têm diversos problemas em relação à preservação do patrimônio. Mas ele afirma que esse evento será um ponto de partida para melhorias. “Queremos mostrar para os gestores que é possível ter a preservação de patrimônio e o progresso na cidade”, fala Ricardo. O objetivo da programação, segundo Kraemer, é sensibilizar a população e construir, juntos, meios de preservar a história de Montenegro.

Para abrir a programação, está aberta uma exposição intitulada PassadoxPresente, no saguão da Câmara Municipal de Vereadores, com diversas obras e informações sobre o patrimônio histórico de Montenegro. O evento segue até o dia 30.

Já nesta quarta-feira, 14, ocorrerá o Seminário Técnico “Preservar é Possível”, às 18h30, na Câmara de Vereadores, tendo como público-alvo pessoas da área e interessados. No dia serão discutido temas como instrumentos disponíveis para preservação e educação patrimonial.

E para encerrar, neste sábado, 17, terá uma Caminhada Guiada: Interventura Walk – Descobrindo Montenegro. A concentração será na Praça Rui Barbosa às 9h30min, com saída às 10h. Serão explorados os patrimônios históricos culturarais pelo centro da cidade, visitando algumas edificações importantes para a população e evolução da cidade. Em torno de dez prédios serão visitados nesse percurso, que encerra na Câmara de Vereadores.

O evento também é ponto de partida para o concurso fotográfico, 2º #compartilhandoMontenegro, que contará com um workshop do fotógrafo montenegrino Douglas Costa, com duração de 30min, antecedendo a saída da caminhada. Serão selecionadas doze fotografias, das tiradas na caminhada, para compor exposição no Museu de Arte de Montenegro, situado no Complexo da Estação da Cultura.

Serão premiadas duas fotos, uma selecionada por uma comissão de especialistas e outra escolhida através do maior número de compartilhamentos na rede social Facebook, na página do Compartilhando Montenegro. O regulamento e as fichas de inscrição estão disponíveis no site da Prefeitura Municipal de Montenegro, na aba SMEC – Departamento de Cultura, no final da página em Anexos Disponíveis.

O Movimento de Preservação do Patrimônio Histórico e Cultural de Montenegro se reúne sempre na primeira segunda-feira do mês, às 18h, na Estação da Cultura e é aberto a interessados. A programação é promovida pelo Movimento, com apoio da Prefeitura Municipal, Câmara Municipal de Vereadores, Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul (Cau/RS), Instituto de Arquitetos do Brasil- Departamento do Rio Grande do Sul (Iab/RS)e grupo Intervenura, de São Leopoldo.

Confira a programação:
8 à 30/08: Exposição “PassadoxPresente”
Local: Câmara Municipal de Vereadores
14/08: Seminário Técnico Preservar é Possível
Local: Câmara Municipal de Vereadores
Horário: 18h30min às 21h
Público Alvo: Gestores, Arquitetos, Engenheiros, Educadores, Agentes Culturais e de Turismo, Corretores de Imóveis, Incorporadoras, Construtoras, Empreendedores, Comunidade em Geral.
17/08: Caminhada Guiada – Interventura Walk – Descobrindo Montenegro
Saída: Praça Rui Barbosa
Horário: 9h30min
Chegada: Câmara de Vereadores
17/08: Concurso Fotográfico: #compartilhandoMontenegro
Saída: Praça Rui Barbosa
Horário: 9h30min

Deixe seu comentário