Antes da sessão, Comissão Geral de Pareceres analisou e votou favorável à criação das semanas. FOTO: ACOM/CÂMARA

Hipertensão arterial e diabetes. Esses são os temas das duas novas semanas municipais de conscientização criadas pela Câmara de Vereadores de Montenegro na sessão ordinária dessa quarta-feira, 31 de março. Ambas são iniciativas da vereadora Camila de Oliveira (Republicanos) e focam em alertar sobre os cuidados em relação às doenças. A criação das semanas, agora, vai a sanção do prefeito para que entrem, por decreto, no calendário de eventos do Município. A organização das atividades fica a cargo do Executivo.

Segundo justificativa da vereadora, as semanas devem consistir em palestras, debates e distribuição de panfletos com explicações que possam atingir o maior número possível de pessoas. “É de extrema necessidade o envolvimento de instituições de ensino em todos os níveis de escolaridade, unidades de saúde, associações de bairros, secretaria da Saúde, bem como as demais secretarias de Governo Municipal, além da comunidade em geral.”, colocou Camila.

A Semana de Conscientização da Hipertensão Arterial deve ocorrer anualmente, entre os dias 20 e 25 de maio. Já a Semana de Conscientização do Diabetes fica para a terceira semana de novembro, coincidindo com o 14 de novembro, Dia Mundial de Prevenção e Combate do Diabetes.

Nessa legislatura, iniciada em janeiro, outras quatro semanas municipais relacionadas à área da Saúde já foram criadas pelos vereadores. Foram instituídas as semanas de diagnóstico do câncer infantojuvenil; de prevenção ao suicídio; de combate à depressão; e de conscientização e diagnóstico do autismo – essa, última, marcada para acontecer já a partir desta sexta-feira, dia 2.

Deixe seu comentário