Programação do Mês do Meio Ambiente inicia segunda-feira, 31, com um Dia do Descarte Correto especial. foto: arquivo Jornal Ibiá

SMMA realizará atividades de conscientização ambiental durante todo o mês de junho

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA) organizou um mês especial com atividades em alusão ao Dia do Meio Ambiente, comemorado no próximo dia 5 de junho, e a Semana Municipal do Meio Ambiente.

A programação terá início já na próxima segunda-feira, 31, com a realização de um Dia do Descarte Correto especial, na Praça Rui Barbosa, no Centro de Montenegro. Além do tradicional ponto de descarte de matérias como vidros, lâmpadas, garrafas, óleo armazenado em garrafas pet, pilhas, baterias e materiais eletrônicos, também acontecerão outras ações. Conforme Florence Polking Lenhardt, bióloga assessora especial da SMMA, a programação terá início ás 9h da manhã e contará com a distribuição de mudas de espécies nativas, composto orgânico, coleta de tampinhas de garrafa pet, entre outras atividades. “Nós vamos ter também uma feirinha orgânica que está sendo organizada pela Casa do Produtor aqui de Montenegro. Além disso, o Procon vai estar presente orientando a população sobre dúvidas do direito do consumidor. Vamos ter ainda a distribuição de material informativo sobre educação ambiental, logística reversa e coleta seletiva urbana e rural”, destaca Florence.

A SMMA fará também orientações à população sobre educação ambiental e a separação correta do lixo. “Vai ser um dia para a população participar e tirar todas as suas dúvidas sobre a conscientização ambiental”, afirma Florence.

Ao longo do mês de junho a SMMA seguirá organizando ações. No dia 07, das 9h às 11h30min, acontecerá uma caminhada ecológica com a limpeza do morro São João. Já no dia 12, também das 9h ás 11h30min, a limpeza será no talude do Porto das Laranjeiras. No dia 19 a limpeza acontece no Arroio Alfama. A programação continua no dia 22, quando a SMMA realizará uma limpeza e instalação de ecobarreiras no Arroio São Miguel. Para finalizar a programação, no dia 30 acontecerão diversas atividades de conscientização ambiental na Praça dos Ferroviários.

A ideia inicial da SMMA era envolver as escolas na programação, mas por conta da pandemia não foi possível. “Nós queríamos envolver mais as escolas, mas para o próximo ano já estamos pensando em fazer gincanas e atividades que envolvam os alunos. Porque essa data tem como objetivo conscientizar e mostrar a importância de preservar o meio ambiente, e nada melhor do que fazer isso com as crianças”, afirma a assessora especial da SMMA.

Conforme Florence, a participação de toda a comunidade é bem vinda nas ações. “Iremos seguir todos os protocolos sanitários que estão previstos no decreto municipal. Todas essas ações serão abertas ao público, quem quiser ajudar nessas atividades está convidado, desde que seguindo todos os protocolos sanitários”, destaca Florence.

Deixe seu comentário