Potencializar as artes e a produção de citrus do Município é o objetivo principal da 1ª Festa Nacional das Artes e da Citricultura de Montenegro (FenAcitrus), que irá ocorrer de 1º a 31 de maio de 2022. Com uma programação diversificada e descentralizada, a festa organizada por diversas entidades da sociedade civil teve seu lançamento oficial nessa segunda-feira, 13, no Café Colonial da Família Ketermann.
Com a degustação de produtos à base de bergamota e laranja, como sorvete, gelérias, bolos e até chope, os presentes puderam experimentar uma pequena fração do que o evento promete oferecer. “Toda a cidade estará fomentando a arte, cultura e empreendedorismo. E queremos fazer a citricultura ser o nosso ponto de referência, porque nós queremos desenvolver atividades que promovam o suco de laranja, a bergamota…”, explica Júlio Corrêa da Silva, presidente da Comissão da FenAcitrus.
Para Lisa Borchat, membra da Amarti, uma das idealizadoras do evento, é necessário fomentar a identidade cultural da cidade através das artes e da gastronomia. “No momento em que a gente começar a ligar e ter foco, nós vamos crescer, o turismo vai crescer, a economia local vai crescer”, fala.
O material gráfico também foi apresentado durante o lançamento. O Morro São João, símbolo da cidade, ganhou um pôr do sol representado pela bergamota. Segundo a comissão organizadora a feira terá eventos como o Domingo Aéreo, Festival Fenacitrus de Vôo Livre, exposição de orquídeas, exposição de citrus, lançamento do museu do brinquedo, dentre outros. “Tudo que puder imaginar, a gente quer agregar”, completa Júlio. (MG)