Oficina de forja que ocorreu no 1º Encontro de Cutelaria, no ano passado . Foto: arquivo Jornal Ibiá

Evento ocorre neste final de semana e já conta com cerca de 30 empresas inscritas

O típico churrasco gaúcho está cercado de ritos que envolvem desde a escolha da carne, o tempero – há quem diga que só o sal já é suficiente – e, é claro, uma boa faca, para não ter erro no corte. Algumas pessoas valorizam tanto o objeto que chegam a colecionar, outras, forjam suas próprias facas, com estilo e carinho especial. Para quem se identifica com esta descrição, Montenegro realiza a segunda edição do Encontro de Cutelaria no Vale do Caí, uma ótima oportunidade para conhecer as novidades em acessórios, adquirir, afiar ou confeccionar facas. O evento ocorre nos dias 27 e 28 deste mês no CTG Estância do Montenegro.

A iniciativa é da Administração Municipal, juntamente com o CTG Estância do Montenegro, e conta com o apoio da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Montenegro e Pareci Novo (ACI). O secretário de Administração, Edar Borges Machado, representante do Poder Público na organização do encontro, destaca a importância do evento. “Estamos na segunda edição e já conseguimos colocar o Encontro na lista nacional eventos de cutelaria. Isso significa que o pessoal gostou e comprou a ideia”, comenta.

O secretário municipal de Administração Edar Borges convida toda a comunidade a prestigiar o Encontro

O Encontro também é alusivo às comemorações dos 146 anos de emancipação Política de Montenegro, celebrado no dia cinco de maio. Até o momento, 27 empresas já confirmaram participação. A meta é receber 30 expositores. Na primeira edição foram 22, sendo quatro do Vale do Caí. A organização quer atrair a participação de empresas menores. “É um evento para todos, para empresas de todos os tamanhos”, diz o secretário

“No ano passado não contabilizamos o número de visitantes nem o volume de vendas, mas este ano queremos fazer isso. Também faremos uma pesquisa de avaliação e sugestões”, comenta Edar. Os participantes do primeiro evento sugeriram a implementação do serviço de internet e a realização de mais eventos desse tipo ao longo do ano.

Em relação às questões de estrutura, a Administração atendeu aos pedidos. Além disso, conseguiu manter a isenção de taxas de participação aos expositores. “O empresário que participar não terá nenhum custo”, reitera Edar. Já sobre ampliar o número de eventos, ficou acertado a realização anual. Os visitantes também têm acesso gratuito ao CTG.

Entre os atrativos, o 2º Encontro de Cutelaria oferece oficinas para mulheres. Além disso, será possível saber mais sobre a preservação e conservação da qualidade dos produtos. A abertura oficial do Encontro acontece às 11h de sábado.

Confira a Programação completa:
Sábado (27/04)
10h – Abertura do Evento
11h – Cerimonial de Abertura
12h – Almoço (Churrasco)
14h – Oficina de Afiação de Facas
15h – Oficina de Afiação de Facas
16h – Oficina de Forja
17h – Oficina de Afiação de Facas
18h30min – Oficina de Forja
19h – Encerramento da Feira
20h – Jantar
Domingo (28/04)
10h – Abertura do Evento
10h30min – Oficina de Afiação de Facas
11h – Oficina de Afiação de Facas
12h – Almoço (Churrasco)
14h – Oficina de Afiação de Facas
15h – Oficina de Afiação de Facas
16h – Oficina de Forja
17h – Oficina de Afiação de Facas
18h – Encerramento

Deixe seu comentário