Montenegro poderá ter novos CEPs

Correios. Códigos de Endereçamento Postal deverão ser distribuídos por logradouro

Ainda esse ano, o Código de Endereçamento Postal (CEP) de Montenegro deverá ser decodificado por logradouro. A informação foi repassada pelos Correios. “Com essa nova codificação postal, haverá a criação de CEPs específicos para cada logradouro da cidade (avenidas, ruas, travessas, etc.)”, anunciou a assessoria de comunicação do órgão.

A data das mudanças, no entanto, ainda não foi divulgada. Hoje, o município tem apenas um número (95780-000). O leitor do Ibiá, Alceu Eidt, verificou junto ao site dos Correios a existência de três códigos diferentes para a cidade. Além do CEP 95780-000, há o número 95780-970, referente à rua João Pessoa, 1435, Loja 1; e o 95780-971, que corresponde à rua João Pessoa, 1399.

Esses números de fato existem e, segundo a assessoria dos Correios, são específicos das unidades dos Correios de Montenegro – A agência e o Centro de Distribuição Domiciliária, localizados nos respectivos endereços. “Isso acontece para que a carga (de correspondências e encomendas) dos moradores de Montenegro possa ser separada mecanicamente e encaminhada para as unidades dos Correios de forma mais eficiente, agilizando a entrega”, explica a empresa, através da assessoria de comunicação.

O que é o CEP?
O Código de Endereçamento Postal (CEP) foi criado em 1971, com cinco dígitos, para facilitar a separação e o endereçamento das correspondências. Em 1992, a estrutura do CEP foi ampliada para oito dígitos e oficializada junto ao público em geral, com a publicação do Guia Postal Brasileiro, edição 1992. O número é utilizado em cartas e encomendas como um complemento ao endereço de entrega.

“O objetivo principal é orientar e acelerar o encaminhamento, o tratamento e a distribuição de objetos de correspondência, por meio da sua atribuição a localidades, logradouros, unidades dos Correios, serviços, órgãos públicos, empresas e edifícios”, explica o Correio.

Através dos números, é possível facilitar a triagem nas diversas fases de encaminhamento das correspondências. O uso de algarismos permite que a separação seja feita de forma mecânica, já que cada um dos dígitos se refere a um tipo de localidade (Estado, cidade, região, etc).

Como é formado o CEP?

O CEP está estruturado segundo o sistema decimal, sendo composto de Região, Sub-região, Setor, Subsetor, Divisor de Subsetor e Identificadores de Distribuição. O Brasil foi dividido em dez regiões postais para fins de codificação postal, utilizando como parâmetro o desenvolvimento socioeconômico e fatores de crescimento demográfico de cada Unidade da Federação ou conjunto delas. A distribuição do CEP foi feita no sentido anti-horário a partir do estado de São Paulo, pelo primeiro algarismo.


O primeiro algarismo representa a região postal (9 = Rio Grande do Sul). Cada Região Postal foi dividida em 10 sub-regiões que são indicadas pelo segundo algarismo do CEP. Cada Sub-Região foi dividida em 10 Setores que são representados pelo terceiro algarismo, e assim, sucessivamente. Os três algarismos após o hífen são denominados sufixos e destinam-se à identificação individual de localidades, logradouros, códigos especiais e unidades dos Correios.

Últimas Notícias

Destaques