Apenas retirada está funcionando em Montenegro, na DPPA CRÉDITO – FOTO: IGP

Serviço já tinha sido interrompido por nove meses, recentemente

O Instituto Geral de Perícias (IGP) está buscando um local para instalar o Posto de Identificação de Montenegro, onde são emitidas as carteiras de identidade. Com a interdição do prédio do Sine, fechado em 23 de outubro, o Município ficou, mais uma vez, sem local para realizar o serviço. Não há data para voltar.
Muito recentemente, o Posto já havia ficado fechado por quase nove meses. Parou em julho de 2018, quando o servidor responsável se aposentou. Então, até a contratação de um novo, e também de estagiários – um cedido pelo Estado e outro pelo Município – reabriu só em abril de 2019.

Hoje, para o responsável pelo Posto de Montenegro, Josué Luis Kuhn, a principal preocupação, além de que um novo local acabe reduzindo a oferta de atendimentos, é que se repita toda a demora para a retomada. As duas estações usadas para atender a comunidade estão paradas no prédio do Sine e ele teme que acabem sendo enviadas para outro lugar. “Se perder, até conseguir voltar…”, comenta.

Após prédio do Sine fechar, o IGP conseguiu espaço na Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento para que fossem feitas as entregas das carteiras que já tinham sido emitidas; só para retirada. Kuhn conta que muita gente já foi à delegacia achando que, ali, estava sendo feito o serviço. A tendência é que, em janeiro, com a volta dos processos de prova de vida, que precisam de RG atualizado, a procura vá aumentar. Como alternativas à comunidade, um posto conhecido, de perto, seria o de São Sebastião do Caí; mas ele está com agenda fechada já até janeiro. Lajeado e Estrela acabam sendo opções, segundo o IGP, assim como a alternativa de solicitar a segunda via online para retirada em Novo Hamburgo – distâncias que, além de tempo e deslocamento, tem custo ao cidadão.

*Atualizado em 30/11 com local de retirada das segundas vias em Novo Hamburgo

Deixe seu comentário