Os eleitores que não fizeram o recadastramento biométrico até o dia 4 de dezembro e ainda pretendem votar nas eleições de outubro têm uma nova oportunidade. Até o dia 6 de maio, devem comparecer ao Cartório Eleitoral, com documento de identidade e comprovante de endereço. Para evitar filas, o procedimento pode ser agendado através do site do Tribunal Regional Eleitoral.

O chefe do Cartório, Diego Bonato Coitinho, explica que, em dezembro, a juíza eleitoral determinou o cancelamento da inscrição de 9.171 votantes de Montenegro que não compareceram ao processo revisional. “Na prática, todas estas pessoas estão com o Título de Eleitor cancelado, mas podem reverter a situação”, ressalta. Os faltosos estão sujeitos a algumas penalidades, como não poder participar de concursos públicos e até mesmo não receber os salários, se forem funcionários de alguma repartição do governo. “Com a regularização, vão recuperar estes direitos”, afirma.

Atualmente, Montenegro possui 38.519 eleitores com biometria coletada, de um total de 47.359, perfazendo 81,33%. Neste número, estão incluídas 472 pessoas que perderam o prazo, mas foram até o Cartório entre 5 e 31 de dezembro para regularizar a situação. “A maior parte dos títulos cancelados é de pessoas com mais de 70 anos, que já não tinham mais obrigação de votar”, esclarece Coitinho. Porém, também há pessoas que ignoraram o chamado e, diante do cancelamento, estão enfrentando problemas. A lista completa dos suspensos pode ser acessada através do QR Code.

O número de atendimentos no Cartório é limitado ao horário de expediente. Por isso, o agendamento prévio é a melhor opção. Basta acessar o site do TRE/RS (www.tre-rs.jus.br) e selecionar a opção “Agendar Atendimento”. Ainda, pode ser acessado o serviço de agendamento diretamente no link: http://www.tre-rs.jus.br/eleitor/agendamento-de-atendimento/agendamento-de-atendimento. O procedimento é muito simples, podendo o eleitor escolher o dia e horário em que deseja ser recebido.

Diego observa que o agendamento pela internet informa ao eleitor eventual registro de ausência às urnas, bastando, para tanto, informar o número do Título de Eleitor na página. Havendo lacunas, o usuário poderá emitir a Guia de Multa, no valor de R$ 3,51 por turno ausente, quitá-la exclusivamente no Banco do Brasil, e comparecer posteriormente ao Cartório com a Guia paga para realizar o cadastro biométrico.

O Cartório Eleitoral fica na Rua Dr. Bruno de Andrade, 1809, bairro Timbaúva, e o telefone de contato é o (51) 3632 3880. Já o e-mail é zon031@tre-rs.jus.br. O atendimento, de hoje até 29 de fevereiro, ocorre, de segunda a quinta-feira, das 11h às 17h; e, na sexta-feira, das 9h às 15h.

Deixe seu comentário