Dentre os assuntos da abertura, esteve a importância do incentivo ao aleitamento materno. Foto: divulgação ACOM

Programação segue até o fim do mês de agosto com diversas ações

O trabalho desenvolvido pela rede de atendimento e a conscientização para os cuidados de saúde, educação e assistência com crianças de 0 a 6 anos foram os destaques da abertura oficial do mês da Primeira Infância, ocorrida na manhã dessa quarta-feira, 11. O evento, que aconteceu na Estação da Cultura, também marcou o lançamento da programação de atividades que vão até o dia 31.

Durante a manhã, as secretarias de Saúde (SMS), Habitação, Desenvolvimento Social e Cidadania (SMHAD) e Educação e Cultura (SMEC) apresentaram os trabalhos de atendimento que são realizados junto ao público-alvo. Dentre os assuntos, esteve a importância do incentivo ao aleitamento materno nos primeiros anos de vida. A nutricionista da Pediatria da SMS, Kelly Cristiane Werner Kehrwald, mostrou todo o trabalho de acompanhamento desenvolvido antes e depois da gestação. Por causa da pandemia, desde 2020 que o grupo de mães e recém-nascidos não teve mais encontros, mas os acompanhamentos seguem. Em 2019, foram 871 nascimentos para 294 atendimentos.

O evento também contou com uma explanação sobre as vacinas aplicadas na primeira infância. A enfermeira chefe do setor de Imunizações da SMS, Nicole Ternes, explica que são 13 vacinas destinadas para crianças desta faixa etária. Montenegro possui quatro salas especiais para imunização de menores. Segundo Nicole, mesmo com o trabalho intenso feito pelo setor, existe uma preocupação com a queda da cultura vacinal ano a ano. “A vacina é um ato coletivo, não individual, por isso precisamos incentivar que todos se vacinem”, destaca.

Além de Kelly e Nicole, também expuseram os trabalhos realizados as secretárias Ciglia da Silveira e Cristina Reinheimer, o secretário Luis Fernando Ferreira, e a diretora de Assistência Social, Carliane Pinheiro. O prefeito Gustavo Zanatta marcou presença no evento e destacou a união das secretarias para o desenvolvimento do trabalho. “Temos uma missão muito difícil, mas lutamos para atender ao máximo de pessoas possível”, salienta.

Programação
De 13 a 27/08 – Confecção de cartazes da Escola Municipal de Educação Infantil Gente Miúda para divulgar os estímulos necessários para o desenvolvimento infantil
De 24 a 31/08 – Semana do Brincar, atividades nas escolas municipais.
Todo o mês – Divulgação nos postos de Saúde de Montenegro sobre o “Agosto Dourado”

Deixe seu comentário