Mais três moradoras são contempladas com casas pelo governo Federal

Imóveis foram adquiridos através do Programa Compra Assistida

Na tarde desta quinta-feira, 26, a agência da Caixa Econômica Federal em Montenegro recebeu a cerimônia de assinatura de contrato de mais três moradias adquiridas através do Programa Compra Assistida, do Governo Federal. A iniciativa foi criada para ajudar aqueles que perderam suas residências durante as enchentes que afetaram o Rio Grande do Sul neste ano. Com um limite de R$ 200 mil, os beneficiários têm a opção de escolher os imóveis que melhor atendem às suas necessidades.

Uma vida melhor no São Paulo é o que espera Jéssica

Luciana de Azevedo, de 44 anos, relatou a devastação que sua família enfrentou durante as cheias. “A água chegou até o teto da nossa casa, no Industrial, e quando entramos, tudo estava destruído. Ficamos um mês em um abrigo da Igreja Lagoinha”, lembrou, emocionada. Ao receber a notícia de que conquistou uma casa no bairro Imigração, ela comemorou. “Estou muito feliz. É um sonho, um recomeço para nós, especialmente para meu filho autista de 10 anos”, pontua.

Outra beneficiada, Jéssica Tainara Lopes, de 25 anos, também compartilhou as dificuldades que sua família enfrentou. “Perdemos tudo. A casa não tinha condições de voltar a ser habitada”, disse. Com ajuda da Defesa Civil, sua antiga residência no bairro Industrial foi considerada condenada. Agora, ela vai se mudar para uma nova casa no bairro São Paulo, e comemora a notícia. “Essa nova casa representa muita felicidade, porque estamos pagando aluguel e o gasto é a mais. Estou muito feliz e graças a Deus deu tudo certo”, afirma.

As histórias das três mães beneficiadas com novas residências têm muitos pontos em comum. Cristina da Rosa, 40 anos, conta que após a enchente que devastou sua antiga casa no bairro Industrial, ela, que é mãe solo de um filho autista, teve que ir para um abrigo. “Depois fiquei um mês e meio na casa de parentes e por fim tive que alugar uma residência”, contou. Hoje, com uma nova moradia assegurada no bairro Santa Rita, ela está comemora. “É um lugar alto, vai ser maravilhoso para criar meus filhos e meu neto. Agora, quando chover, não teremos mais que nos apavorar”, finaliza.

Cristina foi beneficiada com uma casa no bairro Santa Rita

Esforços em prol da reconstrução do RS

O evento de assinatura dos contratos contou com a presença de autoridades dos governos Federal e Municipal, que destacaram a continuidade dos esforços no apoio à reconstrução das áreas afetadas. O secretário para apoio à Reconstrução do RS, Maneco Hansen, expressou sua alegria ao participar da entrega. “É um processo que começou aqui na prefeitura, na triagem das famílias que poderiam ser beneficiadas, e a evolução foi significativa”, declarou.

Maneco ainda fez referência ao compromisso do governo com a reconstrução do Estado. “Desde que o presidente Lula esteve aqui no auge da enchente, ele se comprometeu com todas as famílias para que pudessem adquirir uma casa de até R$ 200 mil. Estamos trabalhando incansavelmente para que todos sejam atendidos”, disse.

O prefeito Gustavo Zanatta também fez questão de agradecer a todos os envolvidos no processo, enaltecendo o trabalho das secretarias do município e da Defesa Civil. “Foi fantástico ver Montenegro como o primeiro município a receber essas casas. A administração municipal lutou para agilizar todos os processos burocráticos. O sonho da casa própria é algo que todos almejam, e hoje estamos dando esse passo importante para essas famílias”, declarou.

Conforme o prefeito, outras oitenta casas já têm a garantia de serem adquiras através do Compra Assistida ou outros programas habitacionais. “Superamos a etapa burocrática e agora estamos começando as entregas, e o ano de 2025 será marcado por muitas conquistas em moradia no Rio Grande do Sul”, finalizou Maneco.

O secretário para apoio à Reconstrução do RS, Maneco Hansen, esteve presente na assinatura dos contratos

Últimas Notícias

Destaques