Evento ‘Mais garantias’ será realizado no próximo dia 21, e maioria das atividades tem como palco a Estação da Cultura

No próximo dia 21, o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (Comdim) realiza o evento ‘Mais Garantias’, das 9h às 17h, na Estação da Cultura e em escolas, como Dr. Paulo Ribeiro Campos. A organização dá-se juntamente com a Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam), Central Única das Favelas (Cufa) e Prefeitura de Montenegro.

De acordo com divulgação, o evento é informativo e preventivo e a abordagem será através de diversos serviços prestados à comunidade, com ênfase principal ao público feminino.

Palestras, ações estratégicas e apresentação do projeto Casa Abrigo Regional estão dentro da programação.

A maioria das atividades ocorrerá na Estação da Cultura. No espaço estará a Delegacia Móvel de Polícia Civil, das 9h às 17h, e o mutirão de orientação jurídica, com a Unidade Móvel da Defensoria Pública do Estado, na parte da tarde. “Lembramos que hoje Montenegro e região possuem uma das maiores taxas de violência contra a mulher e queremos acabar com essa realidade.” afirma a presidente do Comdim, Carliane Pinheiro (Kaká).

Haverá ainda a divulgação das ações realizadas no município e região pela Rede de Enfrentamento e Atendimento a mulheres em situação de violência de Montenegro, composta pelo Comdim, Deam, Cufa, Recreo, Cras, Creas, Conselho Tutelar, Brigada Militar, Hospital Montenegro e Hospital Unimed Vale do Caí, agentes comunitárias e Secretaria de Saúde.

Programação

8h30min – Recepção
9h – Abertura oficial, na Estação da Cultura
9h30min – Apresentação da Casa Abrigo, na Estação da Cultura – Comdim, Deam e Recreo
10h – Papo Responsa com a Polícia Civil do RS, no Dr. Paulo Ribeiro Campos (Polivalente), com objetivo de manter o diálogo sobre prevenção às drogas, violência e o papel da polícia na sociedade.
10h – Apresentação do Núcleo de Defesa dos Direitos da Mulher, em parceria com o Centro de Referência em Mediação e Conciliação (Crmc), na Estação da Cultura –  Com as dirigentes dos núcleos da Defensoria do Estado, Dra. Patricia Pithan Pagnussat Fan e Luciana Artus, sobre os temas: Direito das Famílias, o trabalho desenvolvido no Crmc, Direitos da Mulher e sobre a Assistência Jurídica às mulheres vítimas de violência.
11h-Roda de conversa da Rede de Enfrentamento e Atendimento à Mulher em Situação de Violência, Comissão de Cidadania e Direitos Humanos da Câmara de Montenegro, Movimento de Mulheres Olga Benário, de Porto Alegre, e convidados, na Estação da Cultura.
12h – Intervalo
13h30min –Apresentação do grupo Sesc Maturidade, na Estação da Cultura- Coral e dança
14h –  Oficina de parentalidade da Defensoria Pública- Sobre o direito das famílias em situação de rompimento conjugal. Serão trabalhados aspectos da guarda, alimentos, convívios, alienação parental e comunicação não violenta.
14h30min – Palestra: Orientações para paz intraescolar, na Estação da Cultura– Proferida pela delegada de polícia Sônia Dalligna, destinada a profissionais da educação
16h– Apresentação de dança da Uergs, na Estação da Cultura
16h45min – Encerramento, na Estação da Cultura

Deixe seu comentário