Literatura e tecnologia se encontram no audiolivro de Oscar Bessi

ESCRITOR e a filha uniram talentos para criar o projeto

Em uma iniciativa que une literatura e inovação tecnológica, o escritor Oscar Bessi Filho e sua filha, a atriz e dubladora Tuane Tain Bessi, estão lançando um e-book com audiolivro que visa promover a inclusão e ampliar o acesso à leitura. O projeto é uma adaptação de 15 crônicas selecionadas do escritor, publicadas entre 2010 e 2024 no jornal Correio do Povo, que agora estão disponíveis em formatos digital e auditivo.

Em entrevista ao Estúdio Ibiá, Bessi e Tuane detalharam o projeto. “A ideia surgiu com base na Lei Paulo Gustavo, uma oportunidade de acessibilizar os textos e alcançar mais pessoas,” explicou Tuane. Ela destacou que cerca de 20 milhões de brasileiros enfrentam desafios de deficiência visual, e com um número crescente de crianças com necessidades específicas, o audiolivro surge como uma ferramenta para democratizar o acesso à leitura. “A literatura oral tem um poder sensorial muito grande, servindo como uma ferramenta de inclusão para pessoas com deficiência visual e para aquelas no espectro autista”, pontuou. Bessi enfatizou que o audiolivro também tem sido muito utilizado como instrumento didático por professores, facilitando debates em sala de aula.

A adaptação das crônicas ao formato de audiolivro envolveu um processo detalhado de narração e edição. “O trabalho foi realizado em casa, no meu estúdio, com a colaboração do Henrique, dublador, e do Jerônimo, meu irmão, que criou a trilha sonora”, disse Tuane. As gravações e edições levaram cerca de um mês e meio para serem concluídas.

Bessi destacou a importância do projeto, permitindo que textos antes restritos a um público leitor específico alcancem agora um público mais amplo e diversificado. “É uma possibilidade muito mais ampla”, comenta o escritor, ressaltando a vantagem do audiolivro também para aqueles que têm pouco tempo para ler.

Audiolivro está disponível no Spotify,YouTube e Sound Cloud

A experiência familiar
Para Bessi e Tuane, o projeto representa não apenas um avanço profissional, mas também um momento especial de colaboração em família. “Foi uma experiência mágica”, disse o escritor, destacando o prazer de ver sua filha dando vida aos seus textos. Tuane, que já tem experiência com dublagem e narração, descreveu o processo como profundamente satisfatório, tanto pela oportunidade de trabalhar com textos de seu pai quanto pela resposta positiva que recebeu. “É muito legal interpretar e colocar nuances nos textos que conhecemos tão bem”, conta.

O audiolivro, gravado e editado pela própria Tuane, inclui a contribuição do irmão Jerônimo, que criou a trilha sonora. “Foi muito gratificante, primeiro por ser minha filha mais velha que está trabalhando todo esse projeto e criando cenas, vozes e interpretações em cima do texto que escrevi. E também o meu filho, Jerônimo, que é o autor da trilha sonora”, afirma Bessi.

O e-book e o audiolivro estão disponíveis para download gratuito no site do projeto, podendo ser ouvido nos aplicativos Spotify, YouTube e Sound Cloud. “É um projeto que promove a inclusão de forma verdadeira e eficaz”, comentou Bessi. “O acesso ao conhecimento e à cultura deve ser universal e o audiolivro é um passo importante nesse caminho”, conclui o escritor.

Últimas Notícias

Destaques