Ainda não há data para liberação do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) às vítimas do temporal ocorrido no início deste mês de outubro. O coordenador da Defesa Civil no município, Elton José da Silva, lembra que o decreto de situação de emergência do município foi reconhecido pelo governo federal e publicado no Diário Oficial no dia 18 de outubro.
Esse reconhecimento é fundamental, mas a liberação de recursos do FGTS não é automática. O gerente geral da Caixa Econômica Federal em Montenegro, Heitor Appel, confirma que não há data prevista e esclarece que é necessário o levantamento de áreas atingidas, informando ruas e numeração das casas, o que deve ser repassado pela Prefeitura.
Silva explica que o Município está concluindo o levantamento, que inclui a prestação de contas do que foi recebido e repassado às vítimas. Sua estimativa é que essa etapa seja finalizada nos próximos dias. Ele antecipa que, quando os recursos forem disponibilizados, os moradores atingidos deverão pegar uma certidão com a Defesa Civil, ocasião em que será necessário apresentarem comprovação dos danos e despesas com os consertos, como fotografias, nota fiscal do que compraram e recibo da mão de obra contratada.