A diretora executiva do Lar do Menor iniciou abertura contando um pouco sobre história da entidade, que iniciou suas atividades em Montenegro em 1963

Entidade  comemora seu aniversário no próximo domingo

Na manhã dessa segunda-feira, 2, a Sociedade Beneficente Espiritualista (SBE), mais conhecida como Lar do Menor, realizou a abertura oficial da semana de aniversário da instituição, que é comemorado no próximo domingo, 8. No momento, alguns pequeninos da creche realizaram uma encantadora apresentação musical seguida do pronunciamento oficial da diretora executiva da escola, Josenia Flores Cruz, e da bênção do reverendo Ivis Vergara. O tradicional parabéns também não ficou de fora da celebração.

Após cantar os parabéns, os pequenos puderam apagar as velas

Josenia contou, durante seu discurso, um pouco da história da instituição, durante esses 59 anos de existência da creche, que foi a primeira da cidade. A SBE foi fundada em 8 de dezembro de 1960 por um grupo de senhoras seguidoras da doutrina espírita e lideradas por Anita Harres Ferraz, primeira presidente da entidade. “O objetivo dessas senhoras era de fundar uma instituição que cuidasse de crianças desvalidas, que é o que consta na ata de fundação”, explica ela.

Anita, nessa época, trabalhava de voluntária na Legião Brasileira de Assistência e via de perto a situação de pobreza de muitas famílias que moravam no “Morro da Favela” em Montenegro. “Assim, ela sentiu que poderia ajudar criando uma casa para abrigar e dar assistência às crianças, educando-as para a vida”, sublinha a diretora.

Após toda a criação da Sociedade (organização e documentação), o próximo passo, e um grande desafio, era erguer o prédio. Em 1962 a Sociedade conseguiu com que a Prefeitura Municipal de Montenegro realizasse a doação o terreno, localizado na rua Dr. Bruno de Andrade. No ano seguinte foi feita a escritura e o registro da área. Assim, iniciou-se a construção do prédio batizado de Lar do Menor. “Os recursos para a construção vieram de várias fontes como associados, doadores da comunidade, governo do Estado, deputados estaduais e federais e promoção de eventos para angariar custos”, salienta Josenia.

Após cantar os parabéns, os pequenos puderam apagar as velas

Ela conta, ainda, que mesmo sem estar plenamente construído, o Lar do Menor já começou com atendimento às crianças. Em princípio, atendia crianças com até 12 anos de idade. Com o passar do tempo a atuação do Lar foi ampliada e, atualmente, conta com unidades de atendimento em cinco creches e uma casa de acolhimento (abrigo). Estão localizadas nos bairros Cinco de Maio, Panorama, Senai, Germano Henke e São João.

Confira a programação completa de aniversário:
03-12: 12h – Almoço da Diretoria
04-12: 14h – Encontro na área Verde, na UEI Hélio Soares Araújo
18h – Festa da Nilton, na UEI Nilton Moreira
05-12: 10h – Abraço na Creche, na UEI Cinco de Maio
19h30min – Parabéns à SBE, no Abrigo Menino Jesus de Praga
06-12: 17h30min – Festa de aniversário, na UEI Cleo Heller
18h – Abraço na Anita, na UEI Anita Harres Ferraz
19h – Coquetel de aniversário, na UEI Cinco de Maio
07-12: 9h – Atividade na Praça Rui Barbosa
08-12: 19h – Missa em ação de graça, na Catedral São João Batista

Deixe seu comentário