Meio ambiente. O primeiro Dia do Descarte Correto deste ano terá atividades no próximo dia 22, na Timbaúva

GUARANI, educador ambiental, pede o apoio da comunidade

A primeira edição deste ano do Dia do Descarte Correto, evento promovido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA), vai ser na próxima quarta-feira, 22. Vai haver recolhimento de materiais eletroeletrônicos e eletrodomésticos da linha branca, lâmpadas fluorescentes, óleo de cozinha, pilhas e baterias, entre outros resíduos. O evento também marca as comemorações pelo Dia da Água e auxilia a reduzir os focos do mosquito Aedes Aegipty na cidade, já alguns desses itens alvo da campanha podem ser tornar criadouros do inseto.
O evento está previsto para ocorrer no estacionamento do Supermercado Mombach, do bairro Timbaúva. O início da ação está marcado para as 8h e se estende até as 16h.
Segundo o responsável pela educação ambiental da SMMA, Marcos Guarani, a ideia é dar o descarte correto para esses materiais, sem riscos para a natureza. “No passado chegamos a ter 30 mil lâmpadas fluorescentes velhas guardadas em local inadequado no município. Isso não acontece mais. Essas lâmpadas possuem vapores tóxicos, assim como as pilhas, que têm mercúrio e cádmio na composição. Quatro pilhas em contato com lençol freático podem contaminar uma área de quase um quilômetro. Já meio litro de óleo de cozinha pode contaminar um rio como o Caí de uma margem a outra, destrói as encostas e a vida na água”, afirma.

Montenegro é pioneira no país em ações de abordagem que colaboram para cumprimento de metas da ONU para redução dos impactos ambientais, segundo Guarani. O Brasil é uma das nações que assumiu esses compromissos de redução de impactos ambientais, vigentes até 2030. “Apenas nesta ação de coleta, oito dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável vão ser contemplados”, aponta.

O educador ressalta que neste dia não serão recebidos sofás nem colchões, um problema na cidade. De acordo com ele, somente em casos de enchentes é que a prefeitura realiza o recolhimento desse tipo de material.

O Dia do Descarte Correto é realizado em parceria com as empresas Mombach, Telemonte, Recilux, Bio-C, Corsan, Sitel e JBS.

Agenda do Dia do Descarte 2017
22 de março – Quarta-feira (Dia da Água)
20 de abril – Quinta-feira (Dia da Terra)
1º de junho – Quinta-feira (Semana do Meio Ambiente)
18 de setembro – Segunda-feira (Semana Farroupilha)
4 de outubro – Quarta-feira (Semana Interamericana da Água)
19 de dezembro – Terça-feira (Natal Iluminado)

 impacto ambiental
Alguns materiais permanecem na natureza por longo período e prejudicam o meio ambiente:
– Vidro: mais de 500 anos
– Plástico: 100 anos
– Chiclete: 5 anos
– Madeira pintada: 5 anos
– Tecido: de 3 a 6 meses

Deixe seu comentário