Brincadeira. Disputas divertidas marcaram o encerramento da 23ª FeRural e 5ª FeUrbana no último sábado
A manhã de sábado, 1º, foi movimentada em Campo do Meio, interior de Montenegro. O ginásio da localidade recebeu ótimo público durante o encerramento da 23ª FeRural e 5ª FeUrbana. Entre as principais atividades, houve a realização de divertidos jogos rurais, com a participação de alunos, pais e professores da rede municipal. As modalidades contemplaram “corrida do ovo”, tiro de laço em vaca parada, chute a gol, entre outras.
O evento contou, ainda, com apresentação da banca marcial da Escola Maria Josefa, visita à Escola Mafalda Padilha, tombada pelo patrimônio histórico, e sobrevoo de aviões do aeroclube. Também teve o sorteio de prêmios, entre eles o de uma bicicleta.
O sábado foi denominado como o “Dia da Família”. “Hoje (sábado) os pais estão presentes para conferir o trabalho das crianças”, comenta a coordenadora pedagógica da Secretaria Municipal da Educação e Cultura (Smec), Márcia da Silva Farias. As 28 escolas municipais participaram da FeRural e da FeUrbana. Ela também explica a escolha da realização dos jogos rurais. “Como está sendo aqui no interior, em Campo do Meio, decidimos resgatar essas atividades”, afirma, destacando o fato de a organização sempre buscar formas de integração com o público.
O auxiliar administrativo Silvio Machado Anselmo, 52 anos, participou dos jogos rurais acompanhado do afilhado Matheus Becker, 4, aluno da Escola Santo Antônio. “Ver a alegria e felicidade destas crianças é gratificante. O meu afilhado é como um filho para mim”, ressalta, salientando a importância de os pequenos terem atividades relacionadas à educação. “Eles são o nosso futuro”, resume. Silvio levou a melhor no chute a gol.
Quem também venceu na modalidade, mas para as crianças, foi Miguel Leidens, 5, da Escola Dona Clara Camarão. Ele marcou cinco gols. O menino estava acompanhado do pai, o técnico de enfermagem Flávio Leidens, 31. Antes dos arremates, eles trocavam beijos, depois um abraço bem apertado. “É a primeira gincana que ele participa, está bem animado. Para nós, adultos acostumados com a correria do dia a dia, é o paraíso. Voltamos a ser crianças”, frisa o pai. A diversão espalhou sorrisos no ginásio de Campo do Meio.
As modalidades
Debulhar milho
Prego e martelo
Vaca parada
Chute a gol
Chute no pneu
Descascar laranja
Dança da cadeira
Boca do palhaço