AVANÇO. Estado construirá salas para Agropecuária e Mineração na Adão Martini
A Escola Estadual de Ensino Fundamental Adão Martini recebeu promessa de abertura de dois Técnicos em nível Médio, mas sem data definida. Deverão ser instalados na comunidade de Vendinha, interior de Montenegro, os curso de Agropecuária e de Mineração, sendo este segundo inédito no Rio Grande do Sul. A Secretaria de Educação (Seduc) do Estado também prometeu construir três novas salas.
O compromisso foi assumido pela secretária da pasta, Raquel Teixeira, com a comitiva de Montenegro, que recebeu na semana passada. Contudo, a diretora Anne Priscila Nunes Maciel soube que essa ampliação será para permitir que o Ensino Médio passe para o turno diurno, uma vez que o Estado teria um plano de extinguir todo o Ensino Médio noturno na Rede.
Essa postura dificultará aos jovens que precisam trabalhar durante o dia, restando a opção do EJA noturno. A diretora pontuou que o 1º Ano do Médio a noite é formado por egressos do encerramento na Escola Municipal Gonçalves Dias, de Triunfo; além de alguns de Montenegro que ficaram sem vaga de dia. Hoje, a Adão Martini está com 1º e 2º Ano à tarde, 1º ao 9º do Fundamental, e com fila de espera para ingressar.
A reunião em Porto Alegre serviu ainda para cobrar a oficialização do Médio na Adão Martini. Apesar de autorizado em caráter emergencial – em 2023 com início em 2024 – e com turmas de 1º e 2º Ano em andamento, no papel ainda é apenas de Ensino Fundamental. A aprovação na Seduc, com publicação em Diário Oficial, é imprescindível para validar os formandos do 3º Ano, em 2026. Segundo Anne, o prazo para alteração é até as vésperas desta conclusão de curso.

Ensino Médio não foi oficializado
Questionada pelo Ibiá, a Secretaria de Educação do Estado não definiu uma data para a oficialização, todavia confirmou que “encontra-se em processo de transformação para a oferta do Ensino Médio”. “Para 2026, a previsão é manter a oferta dos ensinos Fundamental e Médio”, diz a nota enviada pela assessoria de imprensa.
A Seduc reconhece a importância deste nível escolar para atendimento da crescente demanda naquela região; que está absorvendo a demanda da Vendinha de Triunfo. A diretora Anne explica que o Médio iniciou gradual em 2025, com o 1º Ano noturno, enquanto que a Escola Municipal Gonçalves Dias está encerrando gradualmente seu Médio. Nesta ano ela já não realizou ingresso no 1º Ano, conforme acordo entre a Secretaria de Educação de Triundo e 2º CRE (Coordenadoria de Educação) do Estado, e atendendo lei federal.